O Campeonato Brasileiro não só é uma das competições de futebol mais emocionantes e competitivas do mundo, mas também uma das mais valiosas em termos financeiros. Ao longo do tempo, o Brasil tem sido um verdadeiro expoente do mercado Sul-americano, adquirindo jogadores das mais variadas nacionalidades e se consolidando como uma liga forte e competitiva.
Recentemente, alguns estudos nos ajudam a entender melhor a dimensão do Campeonato Brasileiro, em termos de valores, quando comparados às principais ligas do mundo. Apesar das diferenças metodológicas entre esses estudos existirem, ambos chegam a resultados parecidos, com o Brasileirão figurando entre as ligas mais valiosas do planeta.
Football Benchmark coloca o Brasileirão no top 10
Na pesquisa do Football Benchmark o método utilizado é valorar a liga de acordo com os clubes que a compõem. Isto é, utiliza-se o valor de mercado somado dos jogadores de cada clube pertencente a liga. Por exemplo, a Premier League, que é a maior liga do mundo, está avaliada em mais de 11 bilhões de euros. Para chegar nesse valor, a plataforma calculou a média aritmética dos valores de mercado dos jogadores, depois multiplicou o valor encontrado pelo número de jogadores ativos na liga.
Não causa espanto que a Premier League reafirme sua supremacia mais uma vez, o que é uma evidência da força financeira e do alcance global da liga. Ao considerar o valor agregado dos jogadores nas ligas de futebol, a Premier League emerge como líder incontestável. O valor agregado dos elencos do campeonato inglês é mais que o dobro em relação a La Liga, que ocupa a segunda colocação.
Por sua vez, o Brasileirão evidencia sua força ao conquistar a oitava posição entre as 10 ligas com maior valor agregado de jogadores em todo o mundo, superando até mesmo ligas europeias como a Eredivisie, da Holanda, e a primeira divisão da Turquia, além de ser a única liga de fora da Europa presente nesse top 10.
Pesquisa da IFFHS reforça a posição do Campeonato Brasileiro entre as ligas mais importantes
Em pesquisa recente, a IFFHS (Federação Internacional de História e Estatística do Futebol), que é uma importante fonte de dados referentes ao futebol, também divulgou seu ranking de ligas mais importantes do mundo. O método utilizado pela federação, no entanto, se difere da utilizada pelo Football Benchmark.
O IFFHS leva em conta o desempenho dos clubes em competições internacionais, como a Liga dos Campeões da UEFA, Liga Europa e Copa Libertadores da América, bem como o valor de mercado dos jogadores que compõem os elencos das equipes. Além disso, são considerados os contratos de televisão e os acordos de patrocínio das ligas, que influenciam significativamente em sua receita total.
A pesquisa utiliza o sistema de scores que considera o desempenho esportivo das equipes, de acordo com as competições mais importantes. O Brasileirão ocupa a quarta posição com 1290,5 pontos, estando a frente de ligas importantes, como a Bundesliga e a Primeira Liga de Portugal.
O top 10 a IFFHS foi o seguinte:
1 – Serie A (Itália) – 1619,5 pontos
2 – Premier League (Inglaterra) – 1567 pontos
3 – La Liga (Espanha) – 1447 pontos
4 – Brasileirão – 1290,5 pontos
5 – Bundesliga (Alemanha) – 1282,75 pontos
6 – Ligue 1 (Francês) – 1282,75 pontos
7 – Primeira Liga (Portugal) – 1097 pontos
8 – Eredivisie (Holanda) – 1049,75 pontos
9 – Liga Pro (Bélgica) – 1004,75 pontos
10 – Campeonato Argentino – 966,5 pontos