,
Pesquisar
Close this search box.
MarcaMarca+
Compartilhar

Valor de mercado do “Brasileirão” compete com as maiores ligas do mundo

Por Lucas Morais em 25/mar/24, atualizado 25/mar/24 às 17:52
Atacante Hulk em Coritiba X Atlético. Foto: Pedro Souza / Atlético.
Atacante Hulk em Coritiba X Atlético. Foto: Pedro Souza / Atlético.

O Campeonato Brasileiro não só é uma das competições de futebol mais emocionantes e competitivas do mundo, mas também uma das mais valiosas em termos financeiros. Ao longo do tempo, o Brasil tem sido um verdadeiro expoente do mercado Sul-americano, adquirindo jogadores das mais variadas nacionalidades e se consolidando como uma liga forte e competitiva.

Recentemente, alguns estudos nos ajudam a entender melhor a dimensão do Campeonato Brasileiro, em termos de valores, quando comparados às principais ligas do mundo. Apesar das diferenças metodológicas entre esses estudos existirem, ambos chegam a resultados parecidos, com o Brasileirão figurando entre as ligas mais valiosas do planeta.

Football Benchmark coloca o Brasileirão no top 10

Na pesquisa do Football Benchmark o método utilizado é valorar a liga de acordo com os clubes que a compõem. Isto é, utiliza-se o valor de mercado somado dos jogadores de cada clube pertencente a liga. Por exemplo, a Premier League, que é a maior liga do mundo, está avaliada em mais de 11 bilhões de euros. Para chegar nesse valor, a plataforma calculou a média aritmética dos valores de mercado dos jogadores, depois multiplicou o valor encontrado pelo número de jogadores ativos na liga.

Brasileirão está entre as 10 ligas mais valiosas do mundo, segundo pesquisas recentes
10 ligas de maior valor agregado do mundo. Fonte: Perfil oficial no X do Football Benchmark.

Não causa espanto que a Premier League reafirme sua supremacia mais uma vez, o que é uma evidência da força financeira e do alcance global da liga. Ao considerar o valor agregado dos jogadores nas ligas de futebol, a Premier League emerge como líder incontestável. O valor agregado dos elencos do campeonato inglês é mais que o dobro em relação a La Liga, que ocupa a segunda colocação.

Por sua vez, o Brasileirão evidencia sua força ao conquistar a oitava posição entre as 10 ligas com maior valor agregado de jogadores em todo o mundo, superando até mesmo ligas europeias como a Eredivisie, da Holanda, e a primeira divisão da Turquia, além de ser a única liga de fora da Europa presente nesse top 10.

Pesquisa da IFFHS reforça a posição do Campeonato Brasileiro entre as ligas mais importantes

Em pesquisa recente, a IFFHS (Federação Internacional de História e Estatística do Futebol), que é uma importante fonte de dados referentes ao futebol, também divulgou seu ranking de ligas mais importantes do mundo. O método utilizado pela federação, no entanto, se difere da utilizada pelo Football Benchmark.

O IFFHS leva em conta o desempenho dos clubes em competições internacionais, como a Liga dos Campeões da UEFA, Liga Europa e Copa Libertadores da América, bem como o valor de mercado dos jogadores que compõem os elencos das equipes. Além disso, são considerados os contratos de televisão e os acordos de patrocínio das ligas, que influenciam significativamente em sua receita total.

A pesquisa utiliza o sistema de scores que considera o desempenho esportivo das equipes, de acordo com as competições mais importantes. O Brasileirão ocupa a quarta posição com 1290,5 pontos, estando a frente de ligas importantes, como a Bundesliga e a Primeira Liga de Portugal.

O top 10 a IFFHS foi o seguinte:

1 – Serie A (Itália) – 1619,5 pontos

2 – Premier League (Inglaterra) – 1567 pontos

3 – La Liga (Espanha) – 1447 pontos

4 – Brasileirão – 1290,5 pontos

5 – Bundesliga (Alemanha) – 1282,75 pontos

6 – Ligue 1 (Francês) – 1282,75 pontos

7 – Primeira Liga (Portugal) – 1097 pontos

8 – Eredivisie (Holanda) – 1049,75 pontos

9 – Liga Pro (Bélgica) – 1004,75 pontos

10 – Campeonato Argentino – 966,5 pontos

Compartilhar:

Selecione uma marca para ir ao assunto relacionado:

MarcaMarca
Últimas Novidades
Conheça detalhes do Sora novo projeto da OpenAI que promete ser uma revolução no mercado audiovisual
A carreira do maior cestinha da história do basquete brasileiro e também um dos maiores nomes do esporte mundial
O Velho Lobo como alguns chamavam tem uma longa história na Seleção Brasileira indo desde jogador a treinador até coordenador
O técnico alemão foi uma referência dentro e fora dos campos seja nos resultados obtidos ou no carisma que demonstrou em entrevistas
Os 10 jogos de Nintendo Switch com maior aceitação da crítica segundo um dos maiores sites agregadores de reviews de games o Metacritic
Os 50 jogadores que mais ganharam dinheiro durante suas carreiras seja com salário ou contratos de publicidade