Metal Gear Solid 3: Snake Eater se consolidou como um dos títulos mais marcantes da sexta geração de consoles e também como um ponto alto na trajetória de Hideo Kojima. Lançado em 2004, o game narra a origem de Big Boss, figura central na mitologia da série Metal Gear. Apesar de ter sido o quinto jogo a chegar ao mercado, é a partir dele que a franquia ganha uma base narrativa sólida, revelando os alicerces de sua história. Duas décadas depois, a Konami decidiu trazer de volta esse clássico em forma de remake. O agora chamado Metal Gear Solid Delta: Snake Eater quer preservar a essência criada por Kojima, mas dessa vez, sem tê-lo por perto na produção do game.
O remake de Snake Eater se destaca pelo salto gráfico proporcionado pela Unreal Engine 5. A selva, que já era envolvente no original, agora ganha uma riqueza de detalhes impressionante: iluminação dinâmica, reflexos da lua na água, partículas no ar e até o desgaste gradual das roupas de Snake, que acumulam sujeira, lama e vegetação conforme ele se movimenta.
No aspecto da jogabilidade, os ajustes foram feitos de forma cuidadosa para modernizar sem descaracterizar. A movimentação está mais fluida, e o sistema de câmera foi atualizado para a visão em terceira pessoa, alinhando-se aos padrões atuais do gênero de ação furtiva. A troca de camuflagens, antes mais demorada, agora é simples e rápida, mantendo o ritmo do jogo. Já o combate corpo a corpo foi refinado, oferecendo respostas mais ágeis e naturais nos confrontos diretos.
As melhorias também aparecem na interface e no combate armado. Os menus estão mais intuitivos e as armas podem ser utilizadas com mira sobre o ombro, o que garante maior precisão e controle. Além disso, os comandos foram reorganizados para seguir o padrão dos jogos modernos de ação, deixando a experiência mais acessível para novos jogadores e mais fluida para os veteranos.
Notas positivas no Metacritic e recepção mista de fãs
Metal Gear Solid Delta: Snake Eater foi amplamente elogiado pela crítica especializada, como mostram as avaliações reunidas pelo Metacritic. O título apresenta atualmente uma média de 86 pontos, com base em 71 análises de críticos, das quais 92% são positivas. Esses números consolidam o remake como um dos jogos mais bem recebidos de 2025.
Dentre as análises gerais, destacaram a fidelidade do remake em relação ao jogo original de 2004, elogiando tanto a manutenção da narrativa quanto os visuais modernizados, impulsionados pela Unreal Engine 5. As melhorias na jogabilidade, incluindo controles atualizados e sistemas de camuflagem mais intuitivos, também foram bem avaliados.
Entretanto, alguns fãs e avaliadores destacaram que sentiram bastante a falta de Hideo Kojima na produção do game. Em fóruns como Reddit e na comunidade da Steam, surgiram comentários dizendo que o jogo “não é realmente Metal Gear sem Kojima”, enquanto outros lembraram da forma conturbada como a Konami rompeu com o diretor no passado.
Além disso, analistas também destacaram que, embora Delta seja fiel ao original em termos de jogabilidade e narrativa, existe um incômodo em ver a Konami tentar “apagar” a figura de Kojima, já que ele foi essencial para o estilo, a ousadia e a assinatura criativa da franquia.
No trailer de lançamento (citado mais acima, não o cinemático), alguns jogadores reclamaram também da falta de cuidado com o mesmo. Citando até um erro de corte grotesco, onde a fala de uma das personagens é cortada no meio.
Metal Gear Solid Delta: Snake Eater está disponível para PC, PS5, Xbox Series S e X.