Xbox Series S “ajudou” a otimizar Kingdom Come II para outros consoles

Estúdio revela que soluções para o uso da memória descobertas no console mais modesto beneficiaram os demais sistemas.
Jean Felipe em 11/fev/25, atualizado 11/fev/25 às 17h – Compartilhe
Xbox Series S “ajudou” a otimizar Kingdom Come II para outros consoles

Embora alguns desenvolvedores apontem o Xbox Series S como um desafio de otimização em jogos, outros veem o console de baixo custo da Microsoft como uma oportunidade para encontrar soluções inovadoras. Isso de certa forma é reafirmado durante o desenvolvimento de Kingdom Come: Deliverance II, onde a equipe identificou formas de reduzir o consumo de memória e aprimorar o código, aplicando essas otimizações inicialmente na versão para Xbox Series S e, posteriormente, estendendo os benefícios para os demais consoles.

Tobias, Gerente de Relações Públicas do estúdio, comentou sobre a experiência na adaptação do jogo para o Series S:

“A otimização para o Xbox Series S ajudou muito as outras plataformas. Ele é o mais fraco dos 4 [consoles disponíveis para o jogo], isso não é segredo, mas como você precisa diminuir algumas coisas e tem que ser inteligente onde fazer isso na programação e no código, e salvar memória aqui e ali… algumas dessas otimizações do Series S beneficiaram os outros consoles também.

Você pode usar a força bruta com os consoles mais fortes ou pode usar essas otimizações de memórias que você descobriu para o Series S para que eles rodem mais suave. Não estou dizendo que eles terão um visual pior, mas que rodarão melhor.”

O estúdio ressalta que essa estratégia não é inédita: a própria Larian já havia destacado, durante o lançamento de Baldur’s Gate 3, como as adaptações para o Series S possibilitaram melhorias de performance em outras plataformas. Atualmente, Kingdom Come: Deliverance II está disponível para PC, PlayStation 5 e Xbox Series X|S e foi muito bem avaliado pela crítica, estando entre as notas 86 e 88 no Metacritic, entre as plataformas.

Diretor de Black Myth: Wukong poderia “discordar”

Black Myth: Wukong foi um dos maiores lançamentos de 2024 em jogos e também trouxe à tona discussões sobre as limitações do Xbox Series S. Apesar das especulações de que a ausência do jogo no ecossistema Xbox pudesse estar relacionada a acordos de exclusividade com a Sony, Feng Ji, diretor do título, esclareceu que a decisão se deve a questões técnicas.

Após a vitória de Black Myth: Wukong no Steam Awards 2024, Feng Ji destacou os 10 GB de memória compartilhada do Series S como o principal obstáculo para adaptar o jogo à plataforma da Microsoft. Em meio às comemorações pelos prêmios Valve, ele declarou:

“Apesar de não existirem grandes surpresas, sinto-me um pouco emocionado após ganhar todos estes prêmios Steam…”

Logo, o diretor afirmou o motivo da ausência de seu título no Xbox Series X e S, da Microsoft:

“mas a única coisa em falta é a versão Xbox… Fica a sensação de algo errado, mas aquela memória partilhada de 10GB, sem alguns anos de experiência em otimização, é muito difícil de funcionar.”

Compartilhar:

Selecione uma marca para ir ao assunto relacionado:

Mais Sobre Jogos
Dispute corridas de cavalo e tenha sua própria ...
Explore o Mundo Digital em Digimon World: Next ...
Explore um encantador mundo de fantasia inspirado nos ...
Neste RPG, desvende o novo mistério que envolve ...
Acompanhe Yumia para desvendar o mistério por trás ...
Mergulhe em um RPG de estratégia em turnos ...

Siga-nos! Facebook, X (Twitter)

Você Também Pode Se Interessar
A realidade aumentada emergiu como uma tecnologia que anda lado a lado de empresas em diversos setores, em eventos e demonstrações online.
Treze jogos que, por motivos diversos, acabaram fracassando comercialmente e, graças a isso, seus estúdios levaram a pior.
Como o avanço do número de mulheres nos jogos e eSports pode ajudar a combater toxicidade e a trazer novas ideias?
Com pontuação de 80 no Metacritic e 97% positiva na Steam. O jogo é bem recebido tanto pela crítica quanto jogadores.
Saiba quais são as maiores arenas desenvolvidas especialmente para competições de esportes eletrônicos.
Personagens que nunca viram a luz do dia, reflexos em troféus, mecânicas não usadas. Veja algumas verdades e curiosidades sobre Smash Bros.
Seria possível que uma civilização tão avançada tenha existido no coração da maior floresta tropical do mundo?
Linha do tempo foi baseada em diversas fontes, incluindo entrevistas, podcasts do Ian Flynn, além de informações dos manuais e os jogos em si.
O Sistema Toyota de Produção (TPS) otimiza eficiência e qualidade por meio de práticas como Just-in-Time, Jidoka, Kanban, Kaizen e os princípios 5S.
Entenda como cada conceito desses se aplicam no universo dos games e veja exemplos.