Xbox Series S “ajudou” a otimizar Kingdom Come II para outros consoles

Estúdio revela que soluções para o uso da memória descobertas no console mais modesto beneficiaram os demais sistemas.
Jean Felipe em 11/fev/25, atualizado 11/fev/25 às 17h – Compartilhe: , ,
Xbox Series S “ajudou” a otimizar Kingdom Come II para outros consoles

Embora alguns desenvolvedores apontem o Xbox Series S como um desafio de otimização em jogos, outros veem o console de baixo custo da Microsoft como uma oportunidade para encontrar soluções inovadoras. Isso de certa forma é reafirmado durante o desenvolvimento de Kingdom Come: Deliverance II, onde a equipe identificou formas de reduzir o consumo de memória e aprimorar o código, aplicando essas otimizações inicialmente na versão para Xbox Series S e, posteriormente, estendendo os benefícios para os demais consoles.

Tobias, Gerente de Relações Públicas do estúdio, comentou sobre a experiência na adaptação do jogo para o Series S:

“A otimização para o Xbox Series S ajudou muito as outras plataformas. Ele é o mais fraco dos 4 [consoles disponíveis para o jogo], isso não é segredo, mas como você precisa diminuir algumas coisas e tem que ser inteligente onde fazer isso na programação e no código, e salvar memória aqui e ali… algumas dessas otimizações do Series S beneficiaram os outros consoles também.

Você pode usar a força bruta com os consoles mais fortes ou pode usar essas otimizações de memórias que você descobriu para o Series S para que eles rodem mais suave. Não estou dizendo que eles terão um visual pior, mas que rodarão melhor.”

O estúdio ressalta que essa estratégia não é inédita: a própria Larian já havia destacado, durante o lançamento de Baldur’s Gate 3, como as adaptações para o Series S possibilitaram melhorias de performance em outras plataformas. Atualmente, Kingdom Come: Deliverance II está disponível para PC, PlayStation 5 e Xbox Series X|S e foi muito bem avaliado pela crítica, estando entre as notas 86 e 88 no Metacritic, entre as plataformas.

Diretor de Black Myth: Wukong poderia “discordar”

Black Myth: Wukong foi um dos maiores lançamentos de 2024 em jogos e também trouxe à tona discussões sobre as limitações do Xbox Series S. Apesar das especulações de que a ausência do jogo no ecossistema Xbox pudesse estar relacionada a acordos de exclusividade com a Sony, Feng Ji, diretor do título, esclareceu que a decisão se deve a questões técnicas.

Após a vitória de Black Myth: Wukong no Steam Awards 2024, Feng Ji destacou os 10 GB de memória compartilhada do Series S como o principal obstáculo para adaptar o jogo à plataforma da Microsoft. Em meio às comemorações pelos prêmios Valve, ele declarou:

“Apesar de não existirem grandes surpresas, sinto-me um pouco emocionado após ganhar todos estes prêmios Steam…”

Logo, o diretor afirmou o motivo da ausência de seu título no Xbox Series X e S, da Microsoft:

“mas a única coisa em falta é a versão Xbox… Fica a sensação de algo errado, mas aquela memória partilhada de 10GB, sem alguns anos de experiência em otimização, é muito difícil de funcionar.”

Clique Para ir a um Tema Relacionado:

Jogos no Eu, BR.
Call of Duty: Modern Warfare 2 coloca os jogadores dentro de um conflito global sem precedentes, que conta com o...
Viaje e lute pelos Estados Unidos num cenário pós-pandêmico e mortífero. Jogue com Deacon St. John, um andarilho e caçador...
Você Também Pode Se Interessar
“O examinador provavelmente não considerou totalmente o escopo da arte prévia nos jogos, ou não entendeu o quão comuns as mecânicas já eram", explica Florian Mueller.
A gamescom latam 2026 promete ser a maior edição até então. Marcada para acontecer entre 30 de abril e 3 de maio.
Jogo brasileiro tem raízes nos gêneros hack 'n slash e JRPGs, e entrelaça sua narrativa à HQ de mesmo nome. Ambos estarão disponíveis na Brasil Game Show.
Aprenda passo a passo como criar imagens que replicam uma foto sua, usando prompts no Gemini e ChatGPT, mesmo sem nenhuma experiência prévia.
Estratégias práticas para organizar suas ideias, construir argumentos sólidos, usar referências relevantes e escrever uma redação clara, coerente e capaz de conquistar nota alta no Enem.
De arquivos do SBT a descobertas de colecionadores internacionais, episódios raros de Chaves voltam à tona, emocionam fãs e reacendem nostalgia.
Inspirado em clássicos dos anos 90 e 2000, a obra mistura arte em pixel e cenários 3D, acompanhando Blu em uma narrativa que também se expande em uma HQ original.
Da irreverência às discussões sérias, a evolução de Felca une entretenimento e consciência social.