Marca+

Escolha pelo Brasil mostra a relevância de nosso mercado para a NFL

Pela primeira vez na história, um jogo da liga é disputado em solo sul-americano. O Brasil é um dos principais mercados internacionais da NFL.
Lucas Morais, Jean Felipe em 14/abr/24, atualizado 4/jan/25 às 20h – Compartilhe: , ,
The Washington Commanders. Foto: Joe Glorioso / All-Pro Reels.
The Washington Commanders. Foto: Joe Glorioso / All-Pro Reels.

A NFL escolheu o Brasil, o estádio da Neo Química Arena, localizada em Itaquera, São Paulo, como sede para uma de suas partidas da temporada regular de futebol americano. Este estádio, conhecido por ser a casa do Corinthians, foi selecionado após uma disputa com a Espanha para sediar o evento.

Pela primeira vez na história, um jogo da liga é disputado em solo sul-americano, um marco significativo no projeto de expansão global da NFL. Com isso, São Paulo se une a Londres e Munique como anfitriãs de partidas da modalidade na próxima temporada.

Representantes da liga norte-americana realizaram inspeções no Allianz Parque, Morumbi e Neo Química Arena ao longo do ano de 2023, com o objetivo de avaliar se esses estádios de futebol atendem às exigências da liga para sediar o evento. Embora o Rio de Janeiro tenha se apresentado como uma possível sede, acabou perdendo relevância na competição com São Paulo.

A escolha da NFL pela Neo Química Arena se deu graças a infraestrutura do estádio, que foi construído para a Copa do Mundo de 2014. A casa do Corinthians tem ótima estrutura de vestiários, além de ter espaço para quase 50 mil pessoas, todas acomodadas em cadeiras, da forma que o padrão da NFL exige. Pesou, também, para essa decisão o entorno do estádio e sua proximidade com o metrô. A estação Corinthians-Itaquera fica a menos de um quilômetro das entradas da Arena, isso facilitaria a logística e o escoamento de torcedores após a partida.

Eagles x Packers na Neo Química Arena

O comissário Roger Goodell anunciou que a partida histórica da NFL no Brasil contará com a presença dos times Philadelphia Eagles e Green Bay Packers. Ambos os times, com uma sólida base de torcedores no país, prometem um confronto de alto nível técnico, mantendo a disputa acirrada até o último momento. O evento ocorrerá na noite de 6 de setembro na Neo Química Arena em São Paulo.

Ricardo Nunes, prefeito de São Paulo, expressou seu contentamento com o jogo da NFL que será disputado na cidade. “O confronto entre Green Bay Packers e o Philadelphia Eagles é um momento extremamente emocionante para a cidade de São Paulo. Essas duas franquias certamente farão um jogo histórico, trazendo grande visibilidade global para nossa cidade e colaborando em nossos esforços de gerar empregos e impacto econômico “, comenta.

Vídeo do portal UOL sobre a vinda da NFL ao Brasil.

Além do jogo no Brasil, a temporada regular de 2024-25 da NFL também terá quatro outras partidas internacionais, todas na Europa. O estádio do Tottenham Hotspur na Inglaterra sediará os jogos entre Chicago Bears e Minnesota Vikings, enquanto o Jacksonville Jaguars jogará no estádio de Wembley. Por sua vez, o Carolina Panthers terá seu desafio em Munique, no estádio do Bayern.

Brasil, a “nova casa” da NFL

O Brasil, com sua crescente base de fãs de futebol americano, é um dos principais mercados internacionais para a NFL. Na última temporada, a liga promoveu um de seus maiores eventos oficiais fora dos Estados Unidos, o “NFL in Brasa”. Este evento, realizado em São Paulo durante o fim de semana do Super Bowl entre San Francisco 49ers e Kansas City Chiefs, atraiu mais de sete mil espectadores em dois dias de atividades.

Nas mídias sociais, mais de 2 milhões de brasileiros estão conectados às páginas oficiais da NFL no país, colocando o Brasil em segundo lugar no ranking, logo atrás dos Estados Unidos. Segundo a pesquisa Sponsorlink, realizada pelo Ibope Repucom, o número de brasileiros que acompanham o futebol americano cresceu impressionantes 117% nos últimos cinco anos. Atualmente, cerca de 33 milhões de pessoas no Brasil declaram-se fãs e acompanham o esporte.

Escolha pelo Brasil mostra a relevância de nosso mercado para a NFL
Símbolo da NFL. Domínio Público.

A escolha de realizar um jogo no Brasil é uma prova cabal do reconhecimento da importância que o país tem hoje para a NFL. Mais do que isso, o futebol americano é um dos esportes que mais cresce no Brasil, tendo uma liga consolidada que conta com times de quase todos os estados da federação.

Audiência crescente no Brasil em partidas da NFL

A audiência dos jogos da NFL no país também é um forte indicativo da relevância do esporte por aqui. Durante a temporada passada, a ESPN registrou um aumento de cerca de 11% na audiência da rodada de abertura da NFL em comparação com a temporada anterior de 2022/23.

No Super Bowl, os números foram ainda mais impressionantes. Enquanto transmitia a emocionante vitória do Kansas City Chiefs sobre o San Francisco 49ers, a ESPN dominou completamente o cenário da TV por assinatura, obtendo uma vantagem de 76% sobre o Multishow, que ficou em segundo lugar na faixa horária.

Se focarmos exclusivamente nos canais dedicados ao segmento esportivo, a vantagem da ESPN com os direitos de transmissão da NFL foi ainda mais expressiva: o canal da Disney registrou um aumento de 294% na audiência em comparação ao SporTV, que ficou em segundo lugar. Em outras palavras, a ESPN alcançou praticamente o triplo da audiência de sua concorrente.

Clique Para ir a um Tema Relacionado:

Marca
Jogos no Eu, BR.
Com uma dívida sangrenta e inimigos em seu encalço, Booker DeWitt, ex-cavaleiro e pistoleiro, tem uma última chance para recomeçar....
Black Mesa é um remake fiel e modernizado de Half-Life (1998). O jogo acompanha o cientista Gordon Freeman sobrevivendo a...
The Last Faith oferece um combate implacável e preciso, com uma enorme variedade de execuções personalizadas para você realizar. Os...
No mundo hiperconectado de hoje, Chicago opera sob o ctOS, a rede de computadores mais avançada dos Estados Unidos....

Siga-nos! Facebook, X (Twitter)

Você Também Pode Se Interessar
Os 50 jogadores que mais ganharam dinheiro durante suas carreiras, seja com salário ou contratos de publicidade.
Cadillac estreia na Fórmula 1 em 2026 com Pérez e Bottas, enquanto 16 dos 22 assentos do grid já estão definidos e apenas seis vagas seguem em aberto.
Seleção contará com novidades para enfrentar Chile e Bolívia nas duas últimas rodadas das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026.
Com contrato milionário, Flamengo supera cotas de TV e alcança o 12º maior patrocínio máster do mundo.
Clubes brasileiros brilham no Mundial com campanhas digitais e estratégias de marca que fortalecem sua presença global.
Estudo mostra a comparação entre as bilheterias dos jogos e a quantidade de sócios torcedores dos times nacionais.
É necessário mudar a maneira com que os campeonatos estaduais são disputados no Brasil?
As casas de apostas cresceram muito no Brasil, mas quais são as mais bem aceitas pelo público? Trouxemos uma lista com as melhores.