Jogo brasileiro inspirado na colonização chega ao mercado em 2025

YVY traz narrativa indígena e mecânicas inovadoras, abordando a colonização do Brasil em um jogo autobattler que mistura estratégia, sorte e fantasia.
Jean Felipe em 30/ago/24, atualizado 30/ago/24 às 16h – Compartilhe: , ,
Imagem: Acervo do jogo YVY para divulgação.
Imagem: Acervo do jogo YVY para divulgação.

Em um cenário atualmente bem diversificado de produções independentes, o jogo YVY se destaca ao trazer uma perspectiva pouco explorada no universo dos games: a colonização do Brasil no século XVI. Desenvolvido pela EliGD Games em parceria com a Plural Filmes, o título tem previsão de lançamento para o primeiro semestre de 2025 para PC/Steam.

YVY mistura elementos de aventura, estratégia e fantasia indígena em um jogo autobattler com mecânicas (um tanto incomuns) baseadas em rolagens de dados personalizáveis. O jogador deverá defender a fictícia região de Pindó dos invasores Capra Branca, utilizando um sistema inovador de personalização de dados que permite criar combinações únicas de habilidades para enfrentar os desafios do jogo. Além disso, o título incorpora elementos rogue-lite, com mapas gerados aleatoriamente e uma série de eventos que, de acordo com o estúdio, prometem enriquecer a experiência.

O que pode interessar mais a alguns, todavia, é temática central de YVY que é uma reinterpretação da colonização do Brasil, retratada pela perspectiva dos povos indígenas, um tema que, segundo os desenvolvedores, é ainda pouco explorado na indústria dos games. “Queríamos trazer à tona uma história que, além de entreter, também levasse os jogadores a refletirem sobre a resistência e as lutas dos povos indígenas”, comenta a equipe de desenvolvimento.

Teaser trailer oficial de YVY.

A produção do jogo foi viabilizada graças ao Prêmio Catarinense de Cinema de 2019, que concedeu 300 mil reais à categoria de produção de jogos. Com o financiamento, a equipe conseguiu montar um time diversificado, que incluiu a contratação de profissionais indígenas para trabalhar em áreas como concept art, roteiro, música e consultoria, garantindo a autenticidade cultural no projeto.

O jogo já tem uma página oficial no Steam, onde os jogadores podem acompanhar as novidades e adicionar o título à lista de desejos. Como mostrado acima, o teaser trailer de YVY já está disponível, dando um gostinho do que está por vir para os fãs de jogos que combinam estratégia, sorte e uma narrativa rica e envolvente.

Conforme o criador do projeto explicou à nossa equipe do Eu, Brasileiro, o jogo também tem uma jogabilidade inspirada em títulos como Loop Hero, Slay the Spire e Pokémon Quest, prometendo ser uma adição ilustre ao cenário dos jogos independentes em 2025.

Clique Para ir a um Tema Relacionado:

Jogos no Eu, BR.
Ragnarök Online foi um dos MMORPGs de maior sucesso dos anos 2000, tendo grande relevância no mercado de jogos online...
Dispute corridas de cavalo e tenha sua própria criação customizável em um mundo de fantasia neste jogo Sul-coreano....
Torchligh: Infinite é o sucessor da franquia ARPG Torchligh, vencedor de prêmios....
A vitória está ao alcance de seus dedos! Sua habilidade de liderar sua nação é sua arma suprema, o jogo...

Siga-nos! Facebook, X (Twitter)

Você Também Pode Se Interessar
Da irreverência às discussões sérias, a evolução de Felca une entretenimento e consciência social.
Casos de repressão a cosplayers e novas restrições a animes com temas considerados “sensíveis” revelam como a cultura pop japonesa parece ter virado alvo de controle.
Nova tecnologia vai oferecer mais interatividade, integração com internet e acesso gratuito, com meta de chegar a todo o país em 15 anos.
A presença da cantora nos estádios impulsionou vendas, aumentou o público feminino e gerou cerca de US$ 1 bilhão em valor de mídia para a liga.
LFU e Libra buscam liberar exclusividades e levar equipes completas aos jogos EA Sports FC e eFootball.
Com 102 anos, Kokichi Akuzawa se torna a pessoa mais velha a escalar o Monte Fuji, enfrentando desafios de saúde e mantendo uma rotina de treinos rigorosa.
Snake Eater retorna como remake aclamado pela crítica, combinando fidelidade ao clássico com avanços técnicos e jogabilidade aprimorada.
Novo beat ’em up em pixel art, He-Man and the Masters of the Universe: Dragon Pearl of Destruction chega em 2026 com ação retrô, heróis clássicos e combates contra Skeletor.