Pesquisar
Close this search box.

7 bons jogos independentes produzidos por brasileiros

Lucas Morais, Jean Felipe em 10/maio/24, atualizado 16/maio/24 às 00h – Compartilhe
Imagem oficial de divulgação do game Horizon Chase Turbo.
Imagem oficial de divulgação do game Horizon Chase Turbo.

A receptividade dos brasileiros para com os jogos eletrônicos, bem como o tamanho do país, faz com que muitas empresas enxerguem o Brasil como um mercado bastante promissor nesse segmento. No entanto, se olharmos mais atentamente, não é só no número de jogadores que o Brasil se destaca, mas a produção e desenvolvimento de games está cada vez mais se mostrando como um ponto forte do nosso mercado.

Atualmente, em nosso país há a produção de diversos jogos que alcançaram lançamento global, originados de estúdios situados em São Paulo, Santa Catarina, Minas Gerais e diversas outras localidades. Normalmente, esses games não contam com um grande orçamento e são desenvolvidos por pequenas equipes, sem o apoio de grandes editoras ou empresas. Por isso são chamados de games independentes (ou “indies”). Apesar de não dispor de grandes recursos, estes jogos indies se destacam pela originalidade, criatividade e abordagens não convencionais, muitas vezes explorando temas e mecânicas que não são comuns em jogos populares.

Nesse artigo, nós selecionamos 7 games independentes de grandes empresas no momento de sua publicação, que foram desenvolvidos por brasileiros.

Dandara: Trials of Fear

Trailer do game Dandara: Trials of Fear no Youtube

Esse é um jogo de ação em plataforma que se inspira na figura histórica de Dandara, a esposa de Zumbi dos Palmares, reconhecida como uma guerreira negra durante o período colonial do Brasil. Na trama, Dandara é inserida em um cenário distópico, destacando-se por sua habilidade de saltar entre paredes para navegar pelo ambiente e enfrentar adversários. O jogo apresenta uma arte retrô de alta qualidade, com animações detalhadas que abrangem quase todos os elementos da tela.

Desenvolvido pela Long Hat House, um estúdio sediado em Minas Gerais, o jogo foi lançado em 2018 e está disponível para uma variedade de plataformas, incluindo PS4, Xbox One, Nintendo Switch, PC, Android e iOS, oferecendo acesso diversificado aos jogadores.

No Place for Bravery

Trailer de lançamento do game No Place for Bravery no Youtube

No Place for Bravery é um RPG de ação que mergulha os jogadores em combates frenéticos em tempo real, centrados em combos que requerem habilidade. Com sua estética retrô estilizada e ambientes vastos e imponentes, o jogo oferece uma experiência nova e ao mesmo tempo nostálgica. A história acompanha Thorn, um guerreiro determinado em busca de sua filha desaparecida, enquanto desvenda os mistérios de seu próprio passado. A obra foi desenvolvida pela Glitch Factory, um estúdio formado por um grupo de amigos de Brasília.

Lançado originalmente em 2022, o jogo está disponível para PC, Nintendo Switch, Android e Linux.

Kaze and the Wild Masks

Trailer do game Kaze and the Wild Masks para Nintendo Switch no Youtube

Esse é um jogo de plataforma desenvolvido pelo estúdio brasileiro Vox Game Studio. Lançado em março de 2021, o jogo recebeu elogios por sua jogabilidade e seus visuais vibrantes. Inspirado em clássicos jogos de plataforma dos anos 90, como na própria série Sonic the Hedgehog, Kaze and the Wild Masks segue a história de Kaze, uma jovem coelha que embarca em uma jornada para salvar seu amigo Hogo e restaurar a paz em sua terra natal, a ilha de Crystal Islands.

O jogo está disponível para as mais diversas plataformas, dentre elas: Nintendo Switch, PlayStation 4, Xbox One, PC, Linux e Mac OS.

Dandy Ace

Trailer oficial de Dandy Ace no Youtube

Produzido pela Mad Mimic, um estúdio sediado em São Paulo, e distribuído pela Neowiz, Dandy Ace é um jogo de ação no estilo Roguelike (se caracterizado pela geração de níveis aleatoriamente ou procedural durante a partida), possuindo algumas semelhanças com o já famoso game Hades, por exemplo. O jogo segue a história de Ace, um mágico extravagante preso em um espelho pelo maligno Lele, o mestre dos espelhos. Com uma jogabilidade rápida e desafiadora, os jogadores exploram um mundo em constante mudança dentro do espelho, enfrentando inimigos e chefes poderosos enquanto procuram por uma saída.

Lançado em 2020, o jogo está disponível para plataformas como Nintendo Switch, PlayStation 4, Xbox One, Microsoft Windows (PC) e macOS.

FOBIA – St. Dinfna Hotel

Trailer de lançamento de FOBIA – St. Dinfna Hotel no Youtube

FOBIA – St. Dinfna Hotel é um jogo de terror psicológico desenvolvido pelo estúdio brasileiro Ateliê Produções de Jogos. O jogo fez alto sucesso mundial dentre streamers de plataformas como o YouTube e a Twitch, mergulhando os jogadores em uma atmosfera sombria e claustrofóbica enquanto exploram os corredores decadentes e assombrados do St. Dinfna Hotel. Inspirado pelo folclore brasileiro e pela cultura de horror, FOBIA – St. Dinfna Hotel desafia os jogadores a enfrentar seus medos mais profundos enquanto desvendam os mistérios sinistros que assolam o hotel.

Inspirado em P.T. (o projeto cancelado Silent Hills de Playstation 4), Resident Evil e Fatal Frame, o jogo enfatiza exploração e resolução de quebra-cabeças, incluindo também combates com armas de fogo. Dada a escassez de munição, é essencial que o jogador utilize a inteligência para sobreviver.

Lançado em 2022, o jogo teve lançamento confirmado para plataformas da última geração, como PlayStation 5, PlayStation 4, Xbox One, Microsoft Windows (Steam), Xbox Series X e Series S.

A Lenda do Herói

Trailer de lançamento de A Lenda do Herói no Youtube. Canal: Castro Brothers

Criado pelo estúdio brasileiro Dumativa Creative Studio em parceria com a dupla “Castro Brothers”. O game foi lançado em 2016 e é uma homenagem aos clássicos jogos de plataforma dos anos 80 e 90, com uma abordagem humorística e uma trilha sonora cativante. Inspirado pela cultura pop e pelos clichês dos jogos de videogame, “A Lenda do Herói” segue as aventuras de um herói em busca de sua amada princesa, enfrentando desafios épicos e derrotando chefes ao longo do caminho. O game se destaca por seu estilo de arte pixelizado, referências nostálgicas e narração durante a jogabilidade.

Com lançamento original de 2016, o jogo durante anos foi sendo publicado em outras plataformas, como Nintendo Switch, Microsoft Windows (PC), Linux e Mac OS.

Horizon Chase Turbo

Trailer do game Horizon Chase Turbo no Youtube

Criado pelo estúdio AQUIRIS, Horizon Chase se inspira na era dourada dos jogos de corrida dos anos 90, tendo como principal referência o aclamado game Top Gear, lançado em 1992, tendo como uma das principais surpresas o compositor Barry Leitch da série clássica Top Gear, compondo para este projeto.

O game oferece uma experiência verdadeiramente nostálgica para os fãs de jogos de corrida retro. Os jogadores podem competir em uma variedade de pistas inspiradas em locais reais ao redor do mundo, enquanto desbloqueiam novos carros e enfrentam desafios. Com uma trilha sonora empolgante e modos de jogo multiplayer, Horizon Chase Turbo é um tributo aos jogos de corrida mais clássicos e está disponível nas plataformas Nintendo Switch, PlayStation 4, Xbox One, Microsoft Windows (PC), Linux, Amazon Luna, Mac OS e até Mac OS Classic.

Compartilhar:

Selecione uma marca para ir ao assunto relacionado:

Últimas Novidades
Evento Brazilian iGaming Summit - BiS SiGMA Americas chegou a sua terceira edição batendo recorde de público.
A Islândia é um expoente de liderança progressista ao alcançar o título de país com a menor desigualdade salarial entre os gêneros no mundo.
Ter dores na costa não só afeta o bem-estar físico, mas também pode impactar negativamente em sua produtividade e qualidade de vida.
Devido a uma "descrença" no sistema financeiro e político do país na última década, algumas pessoas parecem ter visto na criptomoeda uma saída conveniente.
A economia japonesa tem apresentado dificuldades que estão tirando o país da liderança global. Conheça também o novo visto para "nômade digital".
Jogadores estão preferindo jogar games mais antigos de franquias estabelecidas há mais tempo, demonstrando menos interesse em novos títulos.
O terceiro filme da saga promete ser o mais impactante de todos e tem como base o jogo Sonic Adventure 2, lançado originalmente para Dreamcast.
Existente no mercado desde 1996, a franquia Pokémon também tem jogos desconhecidos, veja alguns deles.
Os 10 jogos de Nintendo Switch com maior aceitação da crítica, segundo um dos maiores sites agregadores de reviews de games, o Metacritic.
Como a SEGA pretendia enfrentar o novo hardware da Nintendo, era crucial que Sonic fosse o melhor possível. História com entrevistas e dados atualizados.
Fases de cassino em jogos de Sonic são recorrentes. O que poucos sabem é que a própria empresa do mascote é uma representante no setor.
Em Digimon Card Game, um conhecimento profundo entre a "sinergia" de suas cartas e termos específicos é importante. Conheça as regras básicas.