Ragnarök Online foi o primeiro jogo online coreano (neste caso, um MMORPG) a ser exportado com sucesso para outros países. No Brasil, foi o primeiro MMO traduzido oficialmente para a língua portuguesa, rodado em servidores nacionais e com planos de pagamento em real brasileiro. Estima-se, atualmente, que possua mais de 40 milhões de assinantes no mundo todo, de acordo com o servidor internacional “iRO”.
Os cenários, mitos e lendas do jogo foram baseados, inicialmente, no manhwa Ragnarök de Lee Myung-Jin. Algumas das atualizações do jogo trouxeram a possibilidade de viajar entre “diferentes mundos”, criar personagens de outra raça além dos humanos, um database de monstros, novos NPCs e missões, além de uma Prontera “renovada” e nível máximo aumentado para 200.
Enredo
O enredo principal de Ragnarök Online envolve a luta contra o iminente Ragnarök, o apocalipse nórdico, e a busca por desvendar mistérios que ameaçam o mundo de Rune-Midgard. O jogo apresenta uma narrativa rica com diversas facções, incluindo deuses, gigantes, e humanos, cada um com seus próprios objetivos e motivações
Ao longo das atualizações, o mundo de Ragnarok Online se expande com novas regiões, cada uma com seus próprios conflitos, religiões e segredos. A guerra entre civilizações, os mistérios por trás dos MVPs (chefes poderosos) e as motivações por trás de organizações secretas revelam que Rune-Midgard está longe de ser um lugar pacífico. Cabe ao jogador decidir se seguirá como um simples mercenário ou se se envolverá nas intrigas que moldam o destino do mundo.
Mecânicas de Jogo (Criação e Desenvolvimento do Personagem)

Criação e personalização do personagem
Logo ao criar um personagem, o jogador pode escolher o nome, o estilo e a cor do cabelo. Durante a jornada, é possível mudar a aparência do personagem equipando itens visuais como chapéus, máscaras e outros acessórios. A aparência básica do avatar muda conforme a classe escolhida. Já o sexo do personagem é definido no momento da criação da conta e, por padrão, corresponde ao sexo do jogador, por causa de limitações técnicas do próprio sistema do jogo.
Desenvolvimento do personagem
O progresso do personagem acontece de duas formas: o nível base e o nível de classe. O nível base representa o crescimento geral do personagem e vai do nível 1 até o 175. A cada novo nível, o jogador ganha pontos que podem ser distribuídos nos atributos principais, como força, agilidade, inteligência e outros. Já o nível de classe mostra o quanto o personagem evoluiu na profissão que escolheu. Subindo esse nível, o jogador recebe pontos para desbloquear ou melhorar habilidades específicas. O limite de nível de classe muda de acordo com a classe do personagem.
Para subir de nível, o jogador precisa ganhar experiência (EXP), que normalmente é obtida ao derrotar monstros. Missões (as chamadas quests) também podem conceder EXP, e algumas delas ainda oferecem recompensas extras, como equipamentos ou acesso a novas áreas do jogo.
Sistema de Classes
Todo personagem começa como Aprendiz (classe inicial). A partir daí, ele pode seguir por diferentes rotas dependendo das escolhas do jogador e do nível alcançado. A evolução segue o padrão:
- Classe 1-1: Primeira classe principal.
- Classe 2-1 ou 2-2: Segunda evolução, dependendo da escolha do jogador.
- Transclasse: Uma versão mais forte das classes 2-1 ou 2-2, obtida ao renascer o personagem.
- Classe 3-1 ou 3-2: A última evolução das transclasses.
- Classes Especiais: Caminhos únicos, como Super Aprendiz, Ninja, Justiceiro, entre outros.
Etapa | Classes Disponíveis |
---|---|
Classe Inicial | Aprendiz |
Classe 1-1 | Espadachim, Mago, Arqueiro, Mercador, Gatuno, Noviço, Taekwon |
Classe 2-1 | Cavaleiro, Bruxo, Caçador, Ferreiro, Mercenário, Sacerdote, Mestre Taekwon |
Classe 2-2 | Templário, Sábio, Bardo (♂), Odalisca (♀), Alquimista, Arruaceiro, Monge, Espiritualista |
Transclasse 2-1 | Lorde, Arquimago, Atirador de Elite, Mestre-Ferreiro, Algoz, Sumo-Sacerdote |
Transclasse 2-2 | Paladino, Professor, Menestrel (♂), Cigana (♀), Criador, Desordeiro, Mestre |
Classe 3-1 | Cavaleiro Rúnico, Arcano, Sentinela, Mecânico, Sicária, Arcebispo |
Classe 3-2 | Guardião Real, Feiticeiro, Trovador (♂), Musa (♀), Bioquímico, Renegado, Shura |
Classe Especial | Super Aprendiz |
Evolução do Super Aprendiz | Super Aprendiz Expandido |
Classes Expandidas | Justiceiro, Ninja |
Evolução das Expandidas | Rebelde, Kagerou (♂), Oboro (♀) |
Explicação das Evoluções
- Classe 1-1 → Classe 2 (2-1 ou 2-2): Quando o jogador atinge certo nível de classe e base, pode escolher evoluir. A escolha entre 2-1 ou 2-2 afeta os tipos de habilidades e estilo de jogo.
- Classe 2 → Transclasse: Após chegar ao nível 99/50 na segunda classe, o personagem pode “renascer”, retornando ao nível 1 como Aprendiz de Transclasse, com atributos e habilidades melhorados.
- Transclasse → Classe 3: Evolução final, desbloqueia habilidades poderosas e altera completamente a forma de jogar com o personagem.
Sobre as Classes Especiais e Expandidas
- Super Aprendiz: É uma evolução do aprendiz que pode usar habilidades de várias primeiras classes. Evolui para Super Aprendiz Expandido.
- Classes Expandidas: Caminhos únicos como Ninja, Justiceiro e Taekwon, que possuem suas próprias evoluções, fora do sistema tradicional de transclasses.
Habilidades e Equipamentos
As habilidades de um personagem variam de acordo com a classe escolhida. Elas são classificadas em duas categorias principais: Passivas e Ativas. As habilidades Ativas, por sua vez, se dividem em duas subcategorias: Ofensivas e Suportes. Cada habilidade possui vários níveis, que podem ser aprimorados conforme o jogador acumula pontos ao subir o nível de classe. Para usar uma habilidade, é necessário investir pelo menos um ponto nela. Algumas só podem ser desbloqueadas após atingir um determinado nível em outras habilidades pré-requisito.
Além dessas, existem habilidades fixas que podem ser adquiridas ao completar quests específicas, bem como outras que são ativadas por meio de certos equipamentos, cartas e itens consumíveis.
Os equipamentos são organizados em dez categorias: cabeça (dividida em baixo, médio e alto), corpo, capa, mão esquerda, mão direita, sapatos, acessório esquerdo e acessório direito. Eles têm a função de reforçar os atributos do personagem, tornando-o mais forte em combate ou em determinadas situações. Alguns desses equipamentos possuem um ou mais espaços (slots) que podem ser preenchidos com cartas, conferindo habilidades ou bônus adicionais. Há também equipamentos que, quando usados em conjunto com outros específicos, ativam efeitos combinados, oferecendo vantagens extras para certos tipos de personagem ou estilo de jogo.

Sistema de Cartas e Atributos dos Personagens
Sistema de cartas
Em Ragnarok Online, quase todos os monstros podem deixar cartas como item de drop, cada uma ilustrada com a imagem da criatura correspondente. As cartas só podem ser utilizadas em equipamentos que possuam espaço (slot) para fixá-las. Ao serem equipadas, elas concedem diversos bônus, como alterar a propriedade elemental do personagem ou de seus ataques físicos, além de permitir o uso de habilidades exclusivas de outras classes — embora geralmente em um nível inferior ao máximo. Também existem combos de cartas, que ao serem usadas juntas, ativam bônus adicionais. A chance de obter uma carta é baixa, o que as torna itens raros e muito valorizados.
Atributos
Sempre que o personagem sobe um nível de base, ele recebe pontos que podem ser distribuídos livremente entre seus atributos. Quanto mais pontos forem aplicados em um mesmo atributo, mais caro se torna elevar esse valor novamente. Os atributos têm impacto direto no desempenho do personagem em combate, defesa, precisão, velocidade, entre outros aspectos. Uma vez distribuídos, esses pontos não podem ser retirados — a não ser quando o personagem se torna uma transclasse, momento em que os atributos são automaticamente “resetados”. O limite máximo de pontos por atributo é 120, sem contar os bônus adicionais vindos de equipamentos.
Como Funciona a Economia em Ragnarök Online

A economia é baseada principalmente na moeda do jogo, chamada Zeny, que os jogadores obtêm ao derrotar monstros, vender itens e participar de negociações com outros jogadores. O sistema de comércio é bastante livre, permitindo que os jogadores vendam e comprem itens através de lojas pessoais, que podem ser abertas por personagens da classe Mercador e suas evoluções. Isso cria um ambiente de mercado dinâmico, onde os preços dos itens variam conforme a oferta e demanda, e a experiência dos jogadores em atividades como farm (coleta de itens) e refino tem grande influência sobre a circulação de recursos no servidor.
Paralelamente ao uso do Zeny, existe também uma economia baseada em moedas premium, como os Rops (Ragnarök Online Points), adquiridos com dinheiro real. Essas moedas permitem comprar itens especiais na loja de cash, como consumíveis poderosos, equipamentos visuais, tickets de refino e outros recursos que oferecem vantagens de conveniência ou estética. Embora nem todos os itens da loja de Rops sejam negociáveis entre jogadores, alguns acabam entrando no mercado paralelo em troca de Zeny, afetando diretamente a economia tradicional do jogo. Esse equilíbrio entre itens adquiridos por esforço no jogo e por compra com dinheiro real é um dos aspectos centrais da economia de Ragnarök Online.
Guildas
Com o uso de um item especial chamado “Emperium” — que pode ser comprado com Cash (ROP’s, uma moeda premium do jogo) ou obtido ao derrotar monstros chefes (MVP) — um jogador pode criar uma “guilda” através de um comando específico. Ao fundá-la, é possível escolher um nome (que não poderá ser alterado depois) e um emblema, que pode ser criado pelos próprios jogadores ou baixado de sites. O emblema pode ser trocado a qualquer momento. O jogador que cria a guilda recebe o título de “Guildmaster” e tem a função de recrutar novos membros, além de conceder permissões específicas, como autorizar quem pode convidar ou expulsar jogadores. Também é possível configurar hierarquias internas, que podem ser ajustadas conforme a necessidade da guilda.
As guildas possuem habilidades próprias, desbloqueadas conforme sobem de nível. Esse progresso depende da EXP doada pelos membros. Apenas o Guildmaster pode utilizar essas habilidades. Uma das mais importantes é a “Seal of Approval”, que permite que a guilda dispute e conquiste castelos durante a “War of Emperium”. O Guildmaster também pode definir quais outras guildas são consideradas aliadas ou inimigas, influenciando nas estratégias e alianças dentro do jogo.
War of Emperium
War of Emperium (WoE, ou Guerra do Emperium) é um evento que acontece duas vezes por semana em Ragnarok Online. Apenas clãs que possuem a habilidade “Autorização Oficial” podem participar. A duração da WoE é de duas horas, e o principal objetivo é conquistar um ou mais dos 30 castelos disponíveis, que estão espalhados por 6 feudos:
- Feudo das Valquírias (Prontera)
- Bosque Celestial (Payon)
- Feudo de Luina (Al de Baran)
- Feudo de Britoniah (Geffen)
- Feudo de Nithafjoll (Juno)
- Feudo de Valfreyja (Veins)
Durante a War of Emperium, os clãs podem tanto atacar quanto defender castelos, adotando diferentes estratégias de combate e posicionamento. Para conquistar um castelo, o clã atacante deve alcançar a sala do Emperium e destruí-lo. O Emperium é uma pedra dourada localizada no centro da fortaleza e representa o “coração” do castelo. Quando ele é destruído, todos os jogadores que não pertencem ao clã vencedor ou suas alianças são automaticamente expulsos do local, permitindo que a nova guild organize sua defesa.
Ao investir dinheiro no castelo, o Guildmaster pode receber itens raros como recompensa. Além disso, todos os membros da guild passam a ter acesso à Guild Dungeon (GD), uma área exclusiva para clãs que controlam pelo menos um castelo. Cada feudo possui sua própria GD, que conta com monstros poderosos capazes de gerar grande quantidade de EXP. Vale lembrar que o sistema PvP é liberado dentro das GDs, e todas as guildas que dominam castelos naquele feudo podem entrar.
Outro atrativo da War of Emperium são os Itens Divinos, equipamentos extremamente poderosos, com atributos superiores aos demais e muito valorizados pelos jogadores. Eles se dividem em duas versões: 1.0 e 2.0.
- Os Itens Divinos 1.0 exigem que jogadores comuns completem uma missão de selos. Cada selo precisa ser concluído por 100 jogadores, o que libera a criação do item, utilizando materiais obtidos principalmente nos baús dos castelos.
- Já os Itens Divinos 2.0 são liberados por meio de uma missão em grupo feita por membros do próprio clã. Nessa missão, o grupo deve superar vários desafios dentro de 1 hora e enfrentar uma Valquíria ao final. Depois de conquistar o direito de forjar o item, é necessário reunir os materiais exigidos, que também são obtidos nos baús do castelo.
Continuações Desenvolvidas
PC / Consoles
Ragnarok Online (2002)
Plataforma: PC (Windows)
O jogo que deu início à franquia. Ragnarok Online é um MMORPG sul-coreano desenvolvido pela Gravity, inspirado no manhwa de mesmo nome de Lee Myung-jin. Com gráficos em 2D sobre cenários 3D, o jogo conquistou milhões de jogadores por seu visual estilizado, trilha sonora marcante e sistema de classes evolutivas. Era centrado na exploração de cidades, combate contra monstros, personalização de personagens e mecânicas PvP e PvE. Um dos elementos mais icônicos era o sistema de guerras de castelo (War of Emperium).
Ragnarok Battle Offline (2004)
Plataforma: PC
Desenvolvido pelo estúdio japonês French-Bread com permissão da Gravity, este jogo é um beat ‘em up 2D com elementos de RPG e multiplayer local. Os personagens, inimigos e classes foram baseados em Ragnarok Online, mas com uma abordagem arcade: ação em tempo real, lutas em fases, cooperação com até 3 jogadores e humor autodepreciativo em relação ao próprio MMORPG. Apesar de não ser um jogo oficial da Gravity, tornou-se popular entre fãs e recebeu atualizações e versões internacionais.
Ragnarok Tactics (2005)
Plataformas: PSP (originalmente), depois portado para PC
Este RPG tático leva o universo de Ragnarok Online para um formato de batalhas por turnos em grade, no estilo de jogos como Final Fantasy Tactics. Os jogadores comandam um grupo de personagens com diferentes classes e habilidades, posicionando-os estrategicamente nos mapas. O jogo tem foco narrativo e múltiplos finais, dependendo das decisões tomadas durante a campanha. Os elementos clássicos como classes e habilidades permanecem, mas adaptados ao estilo tático.
Ragnarok the Animation: Typing Battle (2005)
Plataforma: PC (Japão)
Um jogo educativo e de digitação que utiliza personagens e cenas do anime Ragnarok the Animation. Os jogadores enfrentam inimigos digitando corretamente as palavras que aparecem na tela. Quanto mais rápido e preciso o jogador, mais dano é causado. Foi criado como uma forma divertida de praticar digitação em japonês, sendo restrito ao mercado local.
Ragnarok the Animation: Typing Battle 2 (2005)
Plataforma: PC (Japão)
Continuação direta do primeiro Typing Battle, mantendo a mesma jogabilidade, com novos estágios, personagens e desafios de digitação. Foi lançado ainda no auge do anime, aproveitando o sucesso da série para promover o aprendizado e o uso do teclado em japonês.
Ragnarok TCG (2005)
Plataforma: PC
Um jogo de cartas baseado no universo de Ragnarok Online. Os jogadores montavam decks com cartas representando monstros, heróis, equipamentos e feitiços da franquia. As batalhas aconteciam em turnos e envolviam estratégia e sinergia entre as cartas. O visual lembrava o estilo anime do jogo principal, mas com foco em partidas rápidas e colecionismo. Embora não tenha tido muito alcance internacional, serviu como uma expansão temática da franquia.
Ragnarok Online II: Legend of the Second (2013)
Plataforma: PC (Windows)
A verdadeira sequência de Ragnarok Online, após o fracasso de sua primeira tentativa, Ragnarok Online 2: The Gate of the World, que foi cancelado. Legend of the Second manteve a essência do primeiro jogo, mas com gráficos 3D completos, sistema de raças, profissões e quests reformulados. Apesar das expectativas, o jogo sofreu críticas por simplificar demais mecânicas clássicas e por problemas de desempenho. Ainda assim, manteve uma base fiel de fãs por um tempo, especialmente na Ásia.
Ragnarok Online DS (2008)
Plataforma: Nintendo DS
Versão adaptada para portátil, focada em uma experiência single player com enredo e missões específicas. Apesar de inspirado no MMO original, este título é um RPG de ação com progressão linear, embora ainda mantenha elementos como classes, monstros icônicos e cidades conhecidas. Tinha também um modo multiplayer local limitado e uma dungeon especial que permitia jogo cooperativo. Foi uma das primeiras tentativas de levar a franquia a plataformas portáteis.
Mobile / PC híbridos
Ragnarok Violet
Plataformas: iOS / Android
Lançado em 2011, Ragnarok Violet foi um dos primeiros RPGs da franquia projetado exclusivamente para celulares com foco offline. O jogo oferecia progressão por meio de quests, combate simples por turnos e uma história original. Mesmo sem precisar de conexão, mantinha a essência do universo Ragnarok, com classes, habilidades e monstros familiares, oferecendo uma experiência acessível e portátil para fãs da série.
Angel Poring
Plataformas: PC / Mobile
Lançado em 2012, Angel Poring é um jogo casual e leve que coloca os famosos mascotes da franquia como protagonistas. Com puzzles, minijogos e visuais fofos, ele se distancia do estilo RPG tradicional e busca atrair jogadores mais jovens ou casuais. Com mecânicas simples e coloridas, o título reforça o apelo universal dos Porings dentro da marca Ragnarok.
Ragnarok Tactics (Mobile)
Plataformas: iOS / Android
Também lançado em 2012, essa versão tática de Ragnarok para celulares oferece batalhas em turnos com movimentação em grade, onde o jogador monta equipes com personagens e monstros da franquia. O foco está na estratégia e na combinação de habilidades em combates mais curtos e acessíveis, mantendo o charme visual característico da série.
RO: Idle Poring
Plataformas: iOS / Android
Lançado em 2017, Idle Poring é um jogo com mecânica automática, onde o personagem evolui, coleta itens e derrota monstros mesmo quando o jogador está offline. Com visual baseado nos sprites clássicos de Ragnarok Online, ele oferece uma experiência nostálgica e relaxada, ideal para quem gosta de progressão contínua sem a necessidade de sessões longas.
Ragnarok M: Eternal Love
Plataformas: iOS / Android
Lançado inicialmente na Ásia em 2017 e no Ocidente em 2019, esse MMORPG mobile trouxe o universo de Ragnarok Online para gráficos totalmente em 3D. Com cidades e monstros clássicos, sistema de classes, pets, PvP e guildas, o jogo oferece uma das experiências mais completas e populares da franquia nos celulares, preservando o espírito do original com uma roupagem moderna.
Ragnarok M: Eternal Love 2.0
Plataformas: iOS / Android
Atualização lançada em 2021, considerada um relançamento dentro do próprio Eternal Love. A versão 2.0 trouxe melhorias gráficas significativas, novos sistemas, classes adicionais, mapas inéditos e uma interface aprimorada. A atualização buscou revitalizar o jogo e garantir sua longevidade entre os MMORPGs mobile.
Ragnarok X: Next Generation
Plataformas: iOS / Android
Lançado também em 2021, esse MMORPG foi desenvolvido com um motor gráfico novo e apresenta todos os cenários e personagens em 3D com animações modernas. O foco do jogo está na interação social, no sistema de guildas, eventos comunitários e em uma experiência visual mais atualizada, ainda que mantendo elementos clássicos de Ragnarok.

Ragnarok: Lost Memories
Plataformas: iOS / Android / PC
Lançado em 2022, este RPG combina narrativa linear com batalhas baseadas em cartas. O jogador monta decks com habilidades e feitiços e os utiliza em lutas estratégicas. A história mistura nostalgia com personagens e eventos inéditos, oferecendo uma proposta mais voltada à progressão individual e à apreciação da trama.
Ragnarok V: Returns / V: Resurrection
Plataformas: PC / Android
Também lançado em 2022, o jogo introduz novos sistemas de evolução e missões, além de modos cooperativos em tempo real. Embora menos popular que outros títulos, agradou fãs que buscavam uma experiência mais próxima dos RPGs clássicos com modernizações sutis.
Ragnarok: Labyrinth NFT
Plataformas: Android / iOS
Lançado em 2022, Ragnarok: Labyrinth NFT combina o modelo idle com integração blockchain. O jogo permite que os jogadores ganhem recompensas em forma de NFTs ou criptomoedas enquanto progridem de forma automática. Foi a tentativa da Gravity de explorar o mercado de jogos play-to-earn, sem abrir mão do universo estético de Ragnarok.
Ragnarok: Arena
Plataformas: iOS / Android
Lançado em 2022, Arena é um jogo de batalhas automáticas no estilo SRPG (RPG de estratégia). Os jogadores coletam heróis e monstros da franquia e os utilizam em combates táticos, posicionando suas equipes e gerenciando habilidades. Foco em progressão por raridade, PvP competitivo e sistemas de recompensa por eventos sazonais.
Ragnarok: Origin
Plataformas: PC / iOS / Android
Lançado em 2023, Origin é um dos projetos mais ambiciosos da Gravity. Trata-se de um MMORPG moderno que reimagina Ragnarok Online com gráficos refinados, animações suaves e ambientes totalmente 3D. Ao mesmo tempo, mantém fielmente a atmosfera e estrutura do jogo original, agradando veteranos e novos jogadores. Inclui PvE, PvP, sistema de pets, guildas, comércio e uma história com dublagem e cenas narrativas.
Ragnarok: 20 Heroes
Plataformas: iOS / Android
Também de 2023, esse RPG coloca os jogadores no controle de times de heróis em batalhas rápidas, com foco em coleção e progressão de personagens. Lembra jogos gacha, com personagens carismáticos da franquia e sistemas de raridade. Voltado para o público mobile casual, oferece diversão em sessões curtas com combates automáticos e foco estratégico leve.
Design Renovado de Prontera (descontinuado)
No episódio 16.1 nomeado de “Banquete dos Heróis” da versão coreana do MMORPG Ragnarök, o kRO, foi adicionada uma “nova Prontera” com gráficos reformulados, iluminação e efeitos atualizados. O update aconteceu ainda em 2015, com a ascensão do jogo Tree of Savior, desenvolvido por um dos principais criadores de Ragnarök Online.

É interessante ressaltar a grandiosidade de detalhes que foi adicionada ao cenário, de ambientes internos e externos da cidade principal de Rune Midgard, mundo onde se passa o jogo. As imagens abaixo foram tiradas em um servidor de testes do kRO.
Nunca houveram informações de quando esta atualização chegaria ao bRO, servidor brasileiro e a mesma foi retirada de servidores internacionais, pouco tempo após seu uso. As informações sobre o motivo da não utilização deste update são diversas e incertas.
Imagens
Comparações entre a Nova Prontera e a Antiga (Expandir)





















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