Com o aumento dos sites de apostas esportivas no Brasil, muitos textos na internet surgiram com informações questionáveis sobre as “melhores” casas de apostas. Geralmente, esses textos são apenas propagandas camufladas e não apresentam critérios objetivos e realistas para justificar por que um site é melhor que outro.
Com uma infinidade de sites se localizando nacionalmente após regulamentações com leis relacionadas às apostas, nós do Eu, Brasileiro baseamos nosso ranking na relação empresa-consumidor, utilizando como referência o site Reclame Aqui, famosa plataforma brasileira onde milhares de consumidores registram reclamações sobre produtos e serviços diariamente. Seguindo os critérios determinados pelo Reclame Aqui, nós elaboramos uma lista com as 10 melhores empresas de apostas esportivas atuando no Brasil nos últimos meses.
Os critérios utilizados para dar as respectivas pontuações foram:
Volume de Reclamações Recebidas: Quantidade total de reclamações registradas contra as empresas
Índice de Resposta: Percentual de reclamações que as empresas respondem.
Tempo de Resposta: Tempo médio que as empresas levam para responder às reclamações.
Índice de Solução: Percentual de reclamações resolvidas de forma satisfatória.
Índice de Novos Negócios: Percentual de consumidores que voltariam a fazer negócios com a empresa.
O nosso ranking é baseado em referências gerais que dizem respeito aos últimos 6 meses de suporte na plataforma, baseando-se nos sites que trouxeram mais soluções em relação a um provável alto volume de usuários. Vale ressaltar, as colocações das plataformas de apostas nesse ranking não está 100% ligado ao volume de soluções das reclamações, mas sim a todos critérios citados acima.
10 – Sportingbet – 72,3% de solução das reclamações
A Sportingbet está no mercado brasileiro há um bom tempo. O site já patrocinou vários times importantes das principais ligas do futebol brasileiro. Em relação aos seus indicadores gerais, 72,3% das reclamações foram resolvidas com um tempo de resposta médio de 10 dias e 14 horas. Nos últimos 6 meses, o aumento no índice de resoluções fez com que a Sportingbet chegasse a marca de 84,1% em um período médio recorde de 1 dia e 22 horas.
A avaliação da assertividade da empresa nas respostas recebeu uma nota relativamente baixa: 7,46. De todos os clientes que avaliaram as respostas, 73,6% deles afirmaram que continuariam a utilizar a plataforma. Não há reclamações em aberto nos últimos 6 meses, todas foram respondidas prontamente pela empresa. Quanto a natureza das reclamações, a maioria se deve a requisitos técnicos envolvendo o site, sem maiores problemas quanto à propaganda enganosa ou pagamentos.
9 – F12.bet – 85,9% de solução das reclamações
A F12.bet é uma das empresas novas no mercado brasileiro e que vem crescendo bastante nos últimos tempos. Quando olhamos as avaliações gerais, vemos que a plataforma resolveu 85,9% das reclamações de seus clientes com um tempo médio de resposta de 3 dias e 23 horas. Nos últimos 6 meses os índices apresentaram uma melhora: 91% das reclamações são resolvidas no mesmo tempo médio.
O que pesa negativamente na nota da F12.bet, apesar dos bons índices, é a quantidade de reclamações que seguem em aberto e as avaliações dos consumidores, que deram nota de 7,79 para a assertividade das respostas da empresa para todas as reclamações. Além disso, há também um grande volume de queixas envolvendo pagamentos, o que afeta a reputação do site.
8 – Betano – 73,3% de soluções das reclamações
A Betano é outra gigante do mercado de apostas esportivas, sendo a patrocinadora oficial do Campeonato Brasileiro da Série A de futebol masculino. Quando olhamos para seus indicadores, no entanto, podemos perceber que ainda há muito o que melhorar. O índice de resolução geral do site é de 73,3% em um período longo de 32 dias e 8 horas de média. De todos os clientes que reclamaram, apenas 63% voltariam a fazer negócio.
Nos últimos 6 meses, assim como em outros casos citados anteriormente, o site conseguiu melhorar muito seus índices. 85,2% das reclamações foram resolvidas em um tempo médio de 5 dias e 18 horas. O índice de novos negócios também aumentou para 77%.
7 – Casa de Apostas – 90,5% de soluções das reclamações
A Casa de Apostas é uma velha conhecida para quem está familiarizado com as apostas esportivas. O site possui bastante experiência dentro desse mercado e um bom número de jogadores. Em relação aos indicadores avaliados, a Casa de Apostas resolveu 90,5% das reclamações feitas no “Reclame Aqui” em um período médio de 3 dias.
Nos últimos 6 meses, os números são ainda melhores, 93,9% das reclamações foram resolvidas em uma média de 2 dias e 9 horas. Além disso, 90,9% dos clientes se interessam por continuarem a utilizar os serviços da plataforma.
6 – Betpix365 – 73,3% de soluções das reclamações
A Betpix365 é outra empresa que possui uma base de jogadores relativamente pequena, quando comparada às gigantes do mercado de apostas. No apanhado dos últimos 2 anos, o site não tem bons números, apenas 73,3% das reclamações foram resolvidas e apenas 65,6% responderam que continuariam usando a plataforma. Entretanto, nos últimos 6 meses a Betpix365 melhorou exponencialmente seus números. No período, 90,1% da reclamações foram resolvidas e 88,9% dos clientes responderam positivamente quanto a possibilidade de continuar usando o serviço da empresa
5 – RealsBet – 81,1% de soluções das reclamações
A RealsBet está imediatamente atrás da b2xbet na pontuação do ranking, segundo o “Reclame Aqui”. A casa de apostas possui um índice de 81,1% de resolução das reclamações dos clientes em um tempo médio de 12 dias e 9 horas. Em relação aos clientes que voltariam a usar a plataforma, somente 74,3% responderam positivamente.
Porém, assim como aconteceu com em outros casos, a RealsBet também apresentou melhora considerável nos indicadores dentro dos últimos 6 meses. 94,4% das reclamações recebidas foram resolvidas e o índice de novos negócios aumentou para 88,9%. Em relação a natureza das reclamações, poucas delas envolvem pagamento (inferior a 25%), a maioria diz respeito a divergências técnicas dentro da própria plataforma.
4 – b2xbet – 92,4% de soluções das reclamações
Essa é uma casa de apostas relativamente pouco conhecida do grande público, quando comparada as outras desse ranking. Entretanto, ela tem uma pontuação alta, principalmente se levarmos em conta a sua menor fatia de mercado. O índice de resolução das reclamações registradas desde o início de sua atuação no segmento de apostas é de 92,4%, em um tempo médio de resposta de 10 dias e 11 horas.
A empresa melhorou seus indicadores nos últimos 6 meses, 95,7% das reclamações foram resolvidas dentro de um tempo médio de 2 dias e 15 horas. Cerca de 93% dos clientes informaram que voltariam a fazer seus jogos com a b2xbet após a solução dos seus problemas. Em relação a natureza das reclamações, no entanto, há uma certa preocupação. Mais de 50% das reclamações são envolvendo pagamentos, algo muito sensível dentro desse ramo de apostas online.
3 – EstrelaBet – 79,1% de soluções das reclamações
A EstrelaBet fecha o Top 3 do ranking. Em números gerais, o site resolveu 79,1% das reclamações dos clientes em um tempo médio de 5 dias e 3 horas. Em relação ao volume de reclamações, a empresa recebeu cerca de 1140 nos últimos 6 meses, mas nem todas elas foram respondidas. Ainda há uma dezena de reclamantes que não obtiveram a resposta da EstrelaBet.
O número de avaliações positivas das respostas é relativamente baixo, fazendo com que somente 69,6% dos clientes reclamantes se manifestem favoráveis a continuar utilizando o site para fazer seus jogos. No entanto, o desempenho da EstrelaBet nos últimos meses é positivo, a empresa conseguiu melhorar seus índices de novos negócios para 86%. Ademais, a quantidade de resoluções aumentou para 92,7%
2 – Betsul – 94,2% de soluções das reclamações
A Betsul é a segunda colocada e possui alguns indicadores muito bem avaliados. Por exemplo, a empresa resolveu 94,2% das reclamações no “Reclame Aqui”. Além disso, o tempo médio de resolução é de 1 dia e 11 horas. O volume de reclamações também é menor do que a primeira colocada, somente 609 foram registradas contra a Betsul nos últimos 6 meses.
O que pesa negativamente para a empresa estar em segundo lugar, além da porcentagem de resolução, é o fato de ainda existir um número pequeno de reclamações em aberto, que não foram resolvidas pela plataforma. A natureza das reclamações também é um ponto importante a ser ressaltado, mais de 33% dessas reclamações se encaixam no critério de propaganda enganosa.
1 – Vaidebet – 98,9% de soluções das reclamações
A casa de apostas com a maior nota é a Vaidebet, a empresa possui uma porcentagem de resolução de 98,9% das reclamações recebidas, em um tempo médio de 3 dias e 20 horas, que é considerado muito baixo dentro desse segmento, o que mostra assertividade da equipe de suporte. Além disso, segundo o próprio site do Reclame Aqui, 75,5% dos reclamantes manifestaram-se positivamente quanto a possibilidade de continuar utilizando a plataforma para fazer seus jogos.
O ponto negativo da Vaidebet é a quantidade de reclamações recebidas. São mais de 2400 reclamações dos mais variados gêneros, o que é considerado um número bastante alto. No entanto, a esmagadora maioria delas é respondida e resolvida de forma rápida.