Mercado de jogos mobile pode valer R$ 1 trilhão em 2032? Veja dados

Mercado de jogos para dispositivos móveis pode atingir cifra altíssima nos próximos anos, de acordo com estudos.
Lucas Morais, Jean Felipe em 22/ago/24, atualizado 22/ago/24 às 23h – Compartilhe
Tela do game Free Fire. Acervo do Unsplash (Creative Commons).
Tela do game Free Fire. Acervo do Unsplash (Creative Commons).

Um estudo da Allied Market Research indica que o mercado de games mobile crescerá significativamente nos próximos anos, com projeções recordes para a indústria. A pesquisa estima que o mercado de jogos para dispositivos móveis atingirá US$ 270 bilhões (aproximadamente R$ 1,3 trilhão) até 2032.

Um marco que levanta diversas discussões diante de polêmicas envolvendo grandes quantias de dinheiro investidas por usuários únicos em conteúdo dentro desses jogos, conforme já relatamos.

Todavia, em 2022 o setor gerou US$ 90,6 bilhões, com um crescimento anual de 11,7%. Se esse ritmo continuar, o mercado poderá ultrapassar US$ 300 bilhões em 10 anos. Jogos mobile representam atualmente um quarto da receita global de jogos, impulsionados pela estratégia freemium, que oferece jogos gratuitos com compras internas. A maior acessibilidade de smartphones e tablets, em comparação com notebooks e computadores gamer, também contribui para a expansão desse mercado.

Brasil está no top 3 de países que mais baixam jogos para dispositivos móveis

Segundo outro estudo, dessa vez uma pesquisa feita pela Games Industry, o Brasil foi o terceiro país do mundo que mais fez downloads de games para dispositivos móveis em 2023, registrando cerca de 2,9 bilhões de downloads ao todo. De acordo com a pesquisa, os líderes em número de downloads foram a Índia, os Estados Unidos e o Brasil.

Pessoa jogando futebol pelo celular. Acervo do Flickr (Creative Commons).
Pessoa jogando futebol pelo celular. Acervo do Flickr (Creative Commons).

Mas quais são os líderes em download nesse mercado? Os 5 games mobile mais baixados no mundo todo, do ano passado, foram:

Free Fire (210 milhões)

O jogo produzido pela Garena foi o mais baixado entre todos games do ano de 2023, além de ser um dos mais populares entre os brasileiros, com uma grande massa de jogadores de todas as idades. Ele teve 210 milhões de downloads no mundo todo.

Subway Surfer (210 milhões)

Quase empatado com o Free Fire em número de downloads, está o game Subway Surfer. Com uma jogabilidade simples, o jogo desafia os jogadores a correr pelos trilhos do metrô, desviando de obstáculos, coletando moedas e fugindo do inspetor e seu cachorro. Com atualizações regulares que introduzem novos locais e personagens, Subway Surfers continua a ser um sucesso dos celulares.

Roblox (200 milhões)

Roblox é uma plataforma de jogos e criação que permite aos jogadores criar, compartilhar e jogar uma variedade altíssima dessas criações, vindo de usuários ou em parceria com outras empresas. Com uma enorme comunidade de desenvolvedores e jogadores, Roblox oferece uma diversidade incrível de jogos, desde simulações e jogos de aventura até experiências sociais e de role-playing.

Ludo King (170 milhões)

Ludo King é uma versão digital do clássico jogo de tabuleiro Ludo. Com multiplayer online e modo offline, apesar de ser um clássico não tão popular no Brasil, no resto do planeta, o game é bastante popular.

Candy Crush Saga (150 milhões)

Candy Crush Saga é um jogo daqueles de “juntar cores” que desafia os jogadores a combinar doces para alcançar objetivos e superar desafios. Com centenas de níveis e mecânicas simples de aprender, o jogo cativa jogadores de todas as idades e é um sucesso também aqui no Brasil. Segundo a pesquisa da Games Industry, o game é o quinto mais baixado do mundo em celulares.

Compartilhar:

Selecione uma marca para ir ao assunto relacionado:

Últimas Novidades
O Sistema Toyota de Produção (TPS) otimiza eficiência e qualidade por meio de práticas como Just-in-Time, Jidoka, Kanban, Kaizen e os princípios 5S.
Entenda como cada conceito desses se aplicam no universo dos games e veja exemplos.
O mercado de games no Brasil já figura entre os dez maiores do mundo, registrando uma receita total de US$ 2,6 bilhões ao longo do ano.
YVY traz narrativa indígena e mecânicas inovadoras, abordando a colonização do Brasil em um jogo autobattler que mistura estratégia, sorte e fantasia.
Tokenização é o processo de converter algo, como uma casa ou um investimento, em uma "versão digital". Saiba mais sobre esse processo.
De Mega Man a Doom até Fallout 3, conheça armas extremamente poderosas que desequilibraram totalmente seus jogos.
Criado nos anos 80 pela revista "The Economist", oferece uma visão única sobre o poder de compra das moedas.
Com uma das carreiras mais longevas da indústria cinematográfica, Clint Eastwood é um dos maiores artistas da história.
No Japão, um homem usou toda a poupança de sua avó para comprar itens do game Magic Sword Legends.
Veja trailers e vídeos referentes a cada jogo vencedor de cada categoria no BIG Festival de 2024.