Ragnarök Online 3 teve seu primeiro gameplay divulgado recentemente de forma oficial, o jogo tem previsão de lançamento para o ano que vem. Desenvolvido pelo estúdio JOYMAKER, especializado em MMORPGs e MMOACTs, o novo título marca o retorno de uma franquia clássica duas décadas após sua estreia. Com o slogan “foco no jogador e valorização dos criadores”, os desenvolvedores adotam uma abordagem colaborativa, integrando sugestões da comunidade desde estágios iniciais do projeto.
O vídeo de gameplay revelou uma evolução significativa do visual 2D para o 3D, mantendo a essência artística original por meio da técnica chamada “Neo Retro Rendering”. Os personagens agora contam com animações suaves, trajes com texturas ricas em detalhes e expressões corporais mais naturais, substituindo os clássicos visuais de sprites. Cidades clássicas como Prontera e Morroc foram recriadas em alta definição, ganhando ainda mais vida com sistemas de clima dinâmico e ciclos completos de dia e noite.
Visual repaginado com Neo Retro Rendering
Neo Retro Rendering a forma que o estúdio chama de sua combinação de elementos visuais clássicos de jogos antigos com recursos modernos de renderização em 3D. A ideia é preservar o estilo artístico e a identidade nostálgica dos jogos retrô — como cores vibrantes, pixel art e design estilizado — enquanto se utiliza tecnologias atuais para criar ambientes tridimensionais, iluminação dinâmica, sombras realistas e animações suaves.
A técnica define bem o que define bem a proposta estética de RO3: manter o espírito da pixel art original, mas agora com personagens em alta definição, cenários com maior profundidade e uso inteligente de recursos modernos como iluminação dinâmica, efeitos climáticos e transições de dia e noite. O objetivo é claro: preservar o visual que marcou o Ragnarök clássico, tão amado por gerações passadas, mas com fluidez e imersão compatíveis com os padrões atuais.
Confira a gameplay oficial abaixo:
Beta fechado global começa
O beta fechado global começa em 12 de agosto e contará com conteúdo limitado, mas já com elementos centrais como classes iniciais, cidades icônicas (como Prontera), sistema de GvG e alguns mapas PvE. A Gravity ainda não confirmou se o progresso será mantido após o beta, mas garantiu que a fase será fundamental para testar estabilidade, economia e balanceamento.
Além de servir como teste técnico, esse beta também será uma espécie de termômetro para a receptividade da comunidade — especialmente em relação ao estilo visual, à jogabilidade e ao funcionamento das mecânicas sociais, como comércio entre jogadores e progressão em grupo. A Gravity afirmou que acompanhará de perto o feedback dos participantes para realizar ajustes antes do lançamento completo.