Entenda a diferença entre “Remake”, “Remaster” e “Reboot” nos jogos

Entenda como cada conceito desses se aplicam no universo dos games e veja exemplos.
Lucas Morais, Jean Felipe em 9/set/24, atualizado 15/set/24 às 13h – Compartilhe: , ,
Leon, do remake de Resident Evil 4. CAPCOM/Divulgação
Leon, do remake de Resident Evil 4. CAPCOM/Divulgação

Nos videogames, termos como “Remake”, “Remaster” e “Reboot” são frequentemente usados para descrever diferentes tipos de relançamentos de jogos antigos. Entretanto, essas definições nem sempre são claras, gerando confusões. Neste artigo, vamos explicar de forma prática o que cada um significa, baseando-nos nas características aceitas pela mídia e por grande parte do público.

Abaixo, fizemos uma análise sobre o significado de cada um desses termos e identificamos suas distinções.

“Remaster” ou “Remasterização”

Essa é a categoria mais comum (e provavelmente a qual você mais usa), muitas vezes também chamada de versão “HD”. Refere-se à atualização de um jogo de uma plataforma antiga para uma mais recente, podendo incluir ou não melhorias na apresentação.

As melhorias podem variar desde aspectos simples, como uma resolução/FPS mais elevada, até adições mais complexas, como novos recursos, melhorias de recursos antigos, novos efeitos de iluminação, entre outros. Um exemplo marcante é o remaster de The Elder Scrolls V: Skyrim, que trouxe melhorias visuais, preservando a experiência do jogo original, adicionando DLCs e mods já existentes em um pacote único. Outro caso de grande sucesso é o de GTA V, que recebeu remasterizações para gerações seguintes do PS3, seu console original.

Exemplo de remasterização com GTA V. Canal: NeoGamer – The Video Game Archive.

Remake: Uma releitura de uma obra

Diferentemente de uma remasterização, onde apenas aspectos técnicos do jogo são aprimorados, o remake, como o nome já insinua, refaz um trabalho do zero.

Dessa forma, o remake representa uma forma de expressão artística que transcende a mera atualização visual. Quando uma obra é submetida a um remake, cada elemento é reimaginado e reconstruído. Isso abrange não apenas os gráficos, mas também a trilha sonora, mecânicas de jogo e, ocasionalmente, até mesmo mudanças na narrativa. O intuito é oferecer uma experiência completamente renovada, ainda que os elementos essenciais da obra original sejam mantidos.

Um ótimo exemplo de remake é o jogo Final Fantasy VII, que não apenas atualizou os visuais para uma estética moderna, mas também ampliou e reformulou a narrativa, visando cativar tanto os fãs de longa data quanto uma nova geração de jogadores. Resident Evil 4 também passou por esse processo e fez bastante sucesso com o público.

Comparação entre o remake e o original do game Resident Evil 4. Canal: Nick930.

Reboot: O que significa?

Um Reboot é uma reinicialização de uma franquia ou série de jogos. Isso implica que a história, os personagens e a jogabilidade são “recriados” parcialmente ou quase que totalmente para proporcionar uma nova experiência, baseada numa série anterior original. Isso pode implicar uma alteração na atmosfera da história, na caracterização dos personagens ou até mesmo na ambientação. O intuito geralmente é revitalizar a franquia para atrair um público contemporâneo.

E qual a diferença real de um reboot e um remake? O reboot envolve uma reinicialização da franquia ou série de jogos, onde a história, os personagens e a jogabilidade são reimaginados para criar uma experiência atualizada. Geralmente, isso significa que a narrativa pode ser reformulada, os personagens podem ser reintroduzidos com características diferentes e a ambientação pode ser significativamente modificada.

Já o remake, é uma recriação de um jogo antigo, mantendo-se fiel a diversos elementos da obra original, como os de história ou o “core” de sua jogabilidade, por exemplo. Ou seja, enquanto um reboot busca revitalizar a franquia com uma abordagem completamente reinventada, um remake procura preservar os elementos centrais do jogo original.

Em suma, um reboot geralmente é uma reinicialização completa de uma franquia, enquanto um remake é na verdade uma recriação com diversas fidelidades ao lançamento a o qual foi baseado, trazendo possíveis melhorias ou novos conteúdos, feito em uma nova engine, seja como for. Um outro exemplo de remake seria o “Crash Bandicoot N. Sane Trilogy”.

Já um exemplo de reboot bem-sucedido é o jogo “Tomb Raider” de 2013, que revitalizou a franquia com uma narrativa e mecânicas de jogo renovadas, apresentando um novo universo em relação aos jogos anteriores da série e dando sequência a dois outros ótimos jogos.

Trailer de anúncio do “remaster” do “reboot” de Tomb Raider. Confuso? Você se acostuma… Esse “reboot” (recriação total da franquia) recebeu um relançamento com gráficos melhorados, ou seja, um “remaster”.

Clique Para ir a um Tema Relacionado:

Jogos no Eu, BR.
BioShock é um jogo de tiro em primeira pessoa ambientado na cidade subaquática de Rapture, uma utopia fracassada construída sobre...
NieR: Automata conta a história dos androides 2B, 9S e A2 e sua luta para reconquistar uma distopia dominada por...
Los Sueños — O LSPD relata um intenso aumento de crimes violentos na região da grande Los Sueños. Equipes da...
Você Também Pode Se Interessar
Jogo brasileiro tem raízes nos gêneros hack 'n slash e JRPGs, e entrelaça sua narrativa à HQ de mesmo nome. Ambos estarão disponíveis na Brasil Game Show.
De arquivos do SBT a descobertas de colecionadores internacionais, episódios raros de Chaves voltam à tona, emocionam fãs e reacendem nostalgia.
Inspirado em clássicos dos anos 90 e 2000, a obra mistura arte em pixel e cenários 3D, acompanhando Blu em uma narrativa que também se expande em uma HQ original.
Da irreverência às discussões sérias, a evolução de Felca une entretenimento e consciência social.
Casos de repressão a cosplayers e novas restrições a animes com temas considerados “sensíveis” revelam como a cultura pop japonesa parece ter virado alvo de controle.
Nova tecnologia vai oferecer mais interatividade, integração com internet e acesso gratuito, com meta de chegar a todo o país em 15 anos.
A presença da cantora nos estádios impulsionou vendas, aumentou o público feminino e gerou cerca de US$ 1 bilhão em valor de mídia para a liga.
LFU e Libra buscam liberar exclusividades e levar equipes completas aos jogos EA Sports FC e eFootball.