Japonês de 102 anos faz história e entra para o Guinness ao subir o Monte Fuji

Com 102 anos, Kokichi Akuzawa se torna a pessoa mais velha a escalar o Monte Fuji, enfrentando desafios de saúde e mantendo uma rotina de treinos rigorosa.
Lucas Morais em 27/ago/25, atualizado 27/ago/25 às 21h – Compartilhe: , ,
Kokichi Akuzawa e sua filha Motoe. Imagem: Divulgação (Guinness World Records)
Kokichi Akuzawa e sua filha Motoe. Imagem: Divulgação (Guinness World Records)

Kokichi Akuzawa, um japonês de 102 anos, entrou para o Guinness World Records ao se tornar a pessoa mais velha a escalar o Monte Fuji, no Japão, com seus 3.776 metros de altitude. Essa não foi a primeira vez que Akuzawa enfrentou o Monte Fuji: aos 96 anos, ele já havia chegado ao topo. Mas, depois de lutar contra uma insuficiência cardíaca, a escalada desta vez representou um desafio ainda maior.

Nos meses anteriores à escalada, Akuzawa enfrentou sérios problemas: sofreu uma queda em janeiro, foi diagnosticado com herpes-zóster e chegou a ser internado devido a insuficiência cardíaca, mas se recuperou rapidamente, surpreendendo até os médicos.

Para se preparar, ele mantinha uma rotina diária de caminhadas e escaladas semanais, além de exercer o cargo de presidente honorário do clube de montanhismo Gunma Gakuyukai. A escalada deste mês foi feita pela rota Yoshida, considerada mais acessível, e dividida em três dias, com duas noites em abrigos de montanha.

Apesar de enfrentar frio intenso, ventos fortes e os efeitos da altitude, quase desistiu na nona estação, mas seguiu adiante com o incentivo da filha Motoe, que o motivou dizendo “dê um passo de cada vez”. Com apoio de sua equipe e da neta enfermeira, ele alcançou o cume no dia 5 de agosto, reconhecendo que a subida foi mais difícil que as anteriores.

Ao receber o certificado oficial do Guinness World Records, Akuzawa reconheceu que “foi difícil” e que a sensação de chegar ao cume “foi bastante diferente da última vez”. “Estou impressionado por ter chegado ao topo. Não o teria conseguido sem a ajuda de todos. Estou satisfeito agora”, declarou, conforme o comunicado do Guinness.

Além das montanhas, Akuzawa se dedica como voluntário em um centro de cuidados a idosos e ensina pintura. Agora, ele também é oficialmente o homem mais velho a escalar o Monte Fuji, um vulcão ativo. Em 2022, ele havia conquistado o Monte Nabewariyama, de 1.272 metros, para comemorar seu 99º aniversário.

Vídeo referente à notícia, do Portal Mie.

Clique Para ir a um Tema Relacionado:

Jogos no Eu, BR.
Embarque em uma jornada de fantasia asiática, explore terras de uma antiga raça alienígena e ajude um herói a derrotar...
Um jogo de ação e sobrevivência inspirado em eventos da vida real, Atomfall se passa cinco anos após o desastre...
Embarque neste remake do primeiro Trails in the Sky com gráficos aprimorados e jogabilidade renovada....
Forje seu caminho em Hollow Knight! Uma aventura de ação épica em um vasto reino arruinado de insetos e heróis....

Siga-nos! Facebook, X (Twitter)

Você Também Pode Se Interessar
Snake Eater retorna como remake aclamado pela crítica, combinando fidelidade ao clássico com avanços técnicos e jogabilidade aprimorada.
Novo beat ’em up em pixel art, He-Man and the Masters of the Universe: Dragon Pearl of Destruction chega em 2026 com ação retrô, heróis clássicos e combates contra Skeletor.
A Academia Brasileira de Cinema divulgou os filmes inscritos para representar o Brasil no Oscar 2026.
Com lançamento previsto para 2026, o jogo terá um Beta Fechado Global ainda nesse mês; vídeo novo com gameplay completa foi divulgado.
Com foco em jogabilidade moderna, Ragnarök Online 3 terá novas mecânicas e animações mais suaves, prometendo uma experiência mais fluida e dinâmica.
Lançamento do server Ragnarök Online LATAM sofre com bugs, bots e falhas técnicas, gerando insatisfação e mobilização da comunidade contra problemas no acesso e economia do jogo.
Grandes empresas de games, como Ubisoft e SEGA, incluem cláusulas que obrigam os jogadores a apagar e até destruir suas cópias caso a licença seja encerrada.
A Nintendo foi notificada pelo Procon-SP por cláusulas abusivas que permitem bloquear permanentemente consoles Switch 2 no Brasil. Usuários relatam perda de acesso a serviços online após o uso de cartuchos alternativos.