Watch Dogs 2 é um jogo de ação e aventura em mundo aberto desenvolvido pela Ubisoft e lançado em 2016. Ambientado na vibrante cidade de São Francisco, o game oferece uma experiência centrada no uso da tecnologia como arma, combinando mecânicas de hacking, furtividade e ação. A sequência aprimora e expande as ideias do primeiro Watch Dogs, oferecendo uma jogabilidade mais fluida, um protagonista carismático e uma atmosfera mais descontraída e colorida, contrastando com o tom mais sombrio do seu antecessor.
O jogo coloca o jogador no papel de um jovem hacker em meio a um sistema de vigilância opressivo e tecnologias invasivas. Com forte inspiração em movimentos ativistas e cultura hacker contemporânea, Watch Dogs 2 também satiriza grandes corporações de tecnologia, mídias sociais e o próprio conceito de privacidade na era digital. A cidade é viva, dinâmica e recheada de atividades paralelas, além de missões criativas que estimulam o jogador a usar a inteligência mais do que a força.
Enredo

A história acompanha Marcus Holloway, um hacker talentoso que foi injustamente acusado de um crime que não cometeu, devido à vigilância automatizada do sistema ctOS 2.0 — uma versão atualizada da mesma rede de dados que causou tantos problemas no primeiro jogo. Indignado com o uso invasivo dessa tecnologia, Marcus se junta ao grupo DedSec, uma organização hacker ativista que busca expor as ameaças à privacidade e à liberdade individual provocadas pelas grandes corporações e pelo governo.
Juntos, Marcus e os membros da DedSec lançam campanhas para ganhar apoio popular e aumentar sua base de seguidores, enfrentando obstáculos diversos, desde empresas bilionárias de tecnologia até agências governamentais secretas. O enredo equilibra bem o humor com críticas sociais relevantes, explorando temas como manipulação de dados, inteligência artificial, redes sociais e liberdade de expressão.
A narrativa se desenrola por meio de missões que envolvem invasões a sistemas, sabotagens, coleta de provas e exposições públicas de escândalos corporativos. O jogo dá liberdade para o jogador escolher diferentes formas de abordar os desafios: de forma silenciosa e estratégica ou mais agressiva e direta. A progressão da história é marcada por reviravoltas interessantes, que mantêm o ritmo e envolvem o jogador no conflito entre liberdade digital e controle tecnológico.
Personagens Princpais

Marcus Holloway – Protagonista do jogo, é um jovem hacker brilhante que se une à DedSec após ser alvo de um sistema de vigilância injusto. Ele é carismático, inteligente e motivado pela ideia de justiça e liberdade digital.
Wrench – Um dos personagens mais carismáticos da DedSec, Wrench é um engenheiro e especialista em dispositivos, sempre usando uma máscara digital com emojis animados. Seu estilo irreverente e comportamento excêntrico o tornam um dos favoritos dos fãs.
Sitara Dhawan – Responsável pela parte artística e de mídia do grupo, Sitara é uma ativista criativa que usa arte como forma de protesto. Ela tem uma personalidade forte e é essencial para o crescimento da influência da DedSec.
Josh Sauchak – Um gênio da computação com traços de comportamento introvertido e analítico, Josh é o cérebro por trás de muitas soluções técnicas da equipe. Apesar de quieto, ele tem grande importância no funcionamento da operação.
Horatio Carlin – Também membro da DedSec, é um aliado próximo de Marcus que trabalha infiltrado em uma grande empresa de tecnologia. Sua presença no time oferece apoio e conhecimento de dentro do sistema.
Melhorias em Relação ao Primeiro Jogo

Watch Dogs 2 trouxe uma série de melhorias e inovações em relação ao seu antecessor, deixando a jogabilidade mais dinâmica, variada e divertida. A principal diferença está no tom e na abordagem do jogo: enquanto o primeiro título era mais sério e voltado para o drama pessoal do protagonista, o segundo aposta em uma atmosfera mais leve e jovem, o que também se reflete nas mecânicas.
Uma das maiores evoluções está no uso das habilidades de hacking. Em Watch Dogs 2, o jogador tem muito mais liberdade para interagir com o mundo por meio da tecnologia. Agora é possível hackear quase tudo ao redor — desde veículos e semáforos até celulares e robôs. Além disso, há múltiplas opções de como interagir com os objetos hackeáveis, como causar uma distração, sobrecarregar sistemas, desativar equipamentos ou atrair inimigos para uma armadilha, tudo com comandos simples e intuitivos.
Outra inovação marcante é o uso de gadgets remotos, como o jumper (um carrinho de controle remoto que pode hackear terminais e acessar locais pequenos) e o drone quadricóptero (que serve para reconhecimento aéreo e sabotagens à distância). Esses dispositivos permitem que o jogador complete várias missões de forma totalmente não letal, sem nem precisar entrar fisicamente em áreas restritas.
Além disso, o jogo incentiva diferentes estilos de jogo: é possível ser furtivo, agressivo ou criativo, e o game recompensa estratégias inteligentes. A IA dos inimigos foi aprimorada, e a abordagem pacífica — usando tasers, distrações e hacking — foi muito mais bem desenvolvida do que no jogo anterior, onde a violência era quase sempre o caminho mais fácil. O sistema de progressão, também, é mais aberto, permitindo ao jogador escolher quais habilidades desbloquear conforme seu estilo de jogo.
Curiosidades
O jogo foi inspirado em protestos reais como o Occupy Wall Street e o Anonymous: A Ubisoft incorporou elementos desses movimentos para criar a identidade visual e ideológica da DedSec, o grupo hacker do jogo.
A cidade de São Francisco foi recriada com alto nível de detalhe: Embora não seja uma cópia exata, bairros como Oakland, Silicon Valley e Marin County aparecem com pontos de referência reconhecíveis, adaptados para a jogabilidade.
A máscara de Wrench foi inspirada em emojis e cultura digital: Ela muda de expressão com luzes LED e reflete o humor ou intenção do personagem, sendo um dos elementos mais marcantes do design visual do game.
O jogo permite que você jogue várias missões de forma totalmente não letal: Diferente do primeiro Watch Dogs, aqui é possível zerar o jogo inteiro sem matar ninguém, usando dispositivos, distrações e gadgets remotamente.