Pesquisar
Close this search box.
MarcaMarca+
Compartilhar

5 Games que vão lhe ajudar a entender mais sobre a Mitologia Grega

Por Jean Felipe, Lucas Morais em 27/nov/23, atualizado 29/fev/24 às 20:42
Assassin's Creed Odyssey. Acervo oficial da Ubisoft.

Os videogames, frequentemente vistos apenas como ferramentas de entretenimento, estão cada vez mais se tornando veículos para a educação cultural e histórica. E séries de jogos como Assassin’s Creed, estão na vanguarda dessa tendência, oferecendo aos jogadores uma visão imersiva e historicamente rica de sociedades antigas.

O Modo Discovery Tour incluso nos últimos jogos dessa franquia, é um exemplo notável dessa evolução. Esse modo permite aos jogadores explorar ambientes meticulosamente recriados inspirados em períodos históricos, proporcionando uma experiência educacional que vai além. Veja exemplos de como o Discovery Tour e outros jogos em nossa lista, podem te ajudar a entender mais sobre a Grécia Antiga e a sua mitologia.

Discovery Tour: Uma ferramenta didática para salas de aula e curiosos

A série Discovery Tour é composta de jogos dedicados que permitem aos visitantes andar livremente pela Grécia e o Egito da antiguidade, além da Era Viking para aprender mais sobre a história e a arqueologia referente a estes cenários. Resumindo, é como usar uma ferramenta interativa e realista para o estudo.

Para estudantes e professores, ou para quem não joga e os jogadores, a ferramenta é feita para todos explorarem livremente os cenários, ou se preferirem, aprender por “guias automáticos” para que não tenham que “caminhar” pelo mundo aberto como se estivessem em um museu colossal interativo.

Discovery Tour sobre a Grécia Antiga. Acervo oficial da Ubisoft.

Essas visitas são categorizadas em diferentes temas, como a vida cotidiana, proporcionando uma visão abrangente da sociedade grega antiga, por exemplo. Você pode viajar e aprender interativamente sobre personagens históricos como Sócrates e Cassandra, o que dá uma perspectiva pessoal à história e permite que os jogadores se envolvam mais profundamente com o material.

Essa ferramenta educacional inovadora, traz um mundo aberto quilométrico que é uma recriação detalhada de cenários, cidades e pontos importantes como se entende que seriam na antiguidade. E diferente dos jogos bases da série “Assassin’s Creed”, esse material vendido separadamente sem a necessidade dos jogos em si, não é apenas inspirado em mitologias, onde acontecimentos fogem da realidade, mas sim uma verdadeira ferramenta para o aprendizado em história, distribuído para computadores e consoles de videogame pela Ubisoft, como recursos didáticos para professores, mas que também podem ser usados e explorados como qualquer entusiasta no assunto de qualquer idade e nível de conhecimento base.

Outros jogos que exploram a Mitologia Grega

Em relação ao tema “mitologia”, não é nada incomum encontrar games que trazem as figuras mitológicas como elementos centrais de suas tramas, sobretudo quando falamos de jogos que se passam na Grécia, no Egito ou na Escandinávia, por exemplo.

O tema serve de base para muitos jogos e é frequentemente revisitado em diversas franquias diferentes, trazendo inspirações para jogos como Tomb Raider e até Final Fantasy. A seguir, citamos outros jogos inspirado que podem, de alguma forma, ajudar os jogadores a entender melhor toda a complexidade da mitologia Grega e, ainda, abrir porta para o interesse em outras:

Kid Icarus: Uprising

Foi desenvolvido pelo estúdio “Project Sora” (um grupo de desenvolvedores reunidos pelo criador de Kirby), apenas com o intuito de publicar este jogo para o Nintendo 3DS e logo após o mesmo, foi dissolvido. Lançado mundialmente em março de 2012, é o terceiro jogo da franquia Kid Icarus.

O jogo se passa em um universo baseado na mitologia grega. Quando a deusa das trevas Medusa retorna para destruir a humanidade, o protagonista e anjo Pit, embarca em missões primeiro contra ela, depois contra as forças de Hades, o senhor do submundo. Durante o jogo, o jogador controla Pit por segmentos de tiro aéreo e segmentos terrestres. Além da campanha para um jogador, vários itens colecionáveis e desbloqueáveis podem ser obtidos, e vários modos multiplayer estão disponíveis.

Age of Mythology

Age of Mythology é um jogo de estratégia em tempo real (RTS), muito semelhante a Age of Empires. Para evoluir no game, o jogador precisa coletar recursos, batalhar, aprimorar exércitos e construir estruturas. Além disso, em Age of Mythology era possível escolher diferentes civilizações e cada uma delas possuía uma peculiaridade quanto aos deuses que adoravam, trazendo benefícios que ajudam na jogabilidade. 

Hades

Esse é outro ótimo RPG, lançado pela Supergiant Games, empresa que também foi responsável por jogos como Bastion e Transistor. Na trama, Zagreus, filho de Hades, deseja sair do submundo e subir o monte Olimpo para reclamar seu lugar junto aos deuses. Ajudado por figuras como Sísifo, Eurídice e o próprio Zeus, ele enfrentará vários desafios para realizar seu objetivo.

God of War

Para fechar a lista em grande estilo, nada melhor do que um dos games mais aclamados da história. A franquia God of War conseguiu trazer toda a brutalidade do Hack & Slash somada a um roteiro fantástico e cheio de reviravoltas. Nele, o filho de Zeus, Kratos, busca perdão pelos seus pecados e o fim dos pesadelos que o assombravam, já que ele tinha sido o responsável pelo assassinato de sua família.

O sucesso de God of War rendeu várias continuações, inclusive em outras mitologias, mas isso já é um assunto para outro artigo.

Compartilhar:

Selecione uma marca para ir ao assunto relacionado:

MarcaMarcaMarcaMarca
Últimas Novidades
Conheça detalhes do Sora novo projeto da OpenAI que promete ser uma revolução no mercado audiovisual
A carreira do maior cestinha da história do basquete brasileiro e também um dos maiores nomes do esporte mundial
O Velho Lobo como alguns chamavam tem uma longa história na Seleção Brasileira indo desde jogador a treinador até coordenador
O técnico alemão foi uma referência dentro e fora dos campos seja nos resultados obtidos ou no carisma que demonstrou em entrevistas
Os 10 jogos de Nintendo Switch com maior aceitação da crítica segundo um dos maiores sites agregadores de reviews de games o Metacritic
Os 50 jogadores que mais ganharam dinheiro durante suas carreiras seja com salário ou contratos de publicidade