Marca+

Como a IA e a Web3 estão mudando o esporte definitivamente

Tudo indica que 2024 vai ser um grande ano tanto para a Inteligência Artificial (IA) quanto para a Web3, que é a próxima geração da internet.
Lucas Morais, Jean Felipe em 5/mar/24, atualizado 17/mar/24 às 14h – Compartilhe: , ,
Duas mulheres jogando futebol em um estádio. Acervo exclusivo do Eu, Brasileiro (Jean Felipe).
Duas mulheres jogando futebol em um estádio. Acervo exclusivo do Eu, Brasileiro (Jean Felipe).

Recentemente, o ChatGPT ganhou bastante destaque, e tudo indica que 2024 vai ser um grande ano tanto para a Inteligência Artificial (IA) quanto para a Web3, que é a próxima geração da internet. Essa expectativa vem de um estudo divulgado pela IMG, que olha para as novidades tecnológicas que devem marcar presença no mundo dos esportes em 2024.

O estudo aponta que a maneira como vivenciamos jogos nos estádios vai continuar evoluindo com ajuda de novas tecnologias digitais focadas nos fãs e também por avanços operacionais viabilizados pela Internet das Coisas (IoT) e pela IA. Isso inclui sistemas inteligentes para melhor gerenciamento do estádio, como controle mais eficiente de luzes e aquecimento, que não só tornam a experiência no estádio mais agradável para os torcedores, mas também podem ajudar a vender mais produtos nas lojinhas e bares por perto.

Expansão da Web3 e da Inteligência Artificial

Os especialistas da IMG estão de olho na Web3, que promete mudar a internet como a conhecemos, permitindo mais interação e personalização graças à sua estrutura descentralizada. Eles acreditam que isso vai transformar como curtimos esportes, com experiências imersivas que mudarão a forma de assistir e praticar esportes.

Para 2024, espera-se que a tecnologia esteja pronta para trazer inovações como transmissões em 360 graus, fazendo com que os fãs se sintam dentro do jogo, mesmo que estejam longe. O estudo também vê um futuro promissor para a IA no mundo dos esportes, tanto para criar novos tipos de conteúdo quanto para explorar novas oportunidades comerciais.

A IA também deve ser essencial para tornar as plataformas digitais mais personalizadas, daqui para frente. Além disso, o estudo prevê a ascensão do “mega influenciador”, com atletas, celebridades e investidores tendo um impacto ainda maior na indústria esportiva.

Crescimento do Futebol Feminino

Outro destaque do estudo é o avanço do futebol feminino, especialmente em plataformas tecnológicas. O interesse crescente nesse esporte, junto com uma base de fãs que adora tecnologia, coloca o futebol feminino em uma ótima posição para aproveitar as oportunidades trazidas pela era digital nos esportes e suas tendências de mercado.

Duas jogadoras disputando a bola. Acervo do Flickr.
Duas jogadoras disputando a bola. Acervo do Flickr.

Especificamente, esse público que está sempre conectado atrai muitos parceiros comerciais. Os fãs de futebol feminino, por exemplo, têm 20% mais chances de assinar serviços de streaming em comparação aos fãs de esportes masculinos.

Para exemplificar o crescimento do futebol feminino nas plataformas digitais, a NWSL, liga de futebol feminino dos EUA, lançou seu próprio serviço global de transmissão, que aumentou em 40 vezes o valor dos seus direitos de transmissão, graças a um acordo com a Endeavor Streaming.

Clique Para ir a um Tema Relacionado:

Marca
Jogos no Eu, BR.
Torne-se um letal assassino shinobi e um poderoso samurai lendário enquanto explora um mundo aberto deslumbrante em uma era de...
Black Mesa é um remake fiel e modernizado de Half-Life (1998). O jogo acompanha o cientista Gordon Freeman sobrevivendo a...
ENDER LILIES: Quietus of the Knights é um RPG de ação em estilo plataforma 2D em que você explora um...
Você Também Pode Se Interessar
Aprenda passo a passo como criar imagens que replicam uma foto sua, usando prompts no Gemini e ChatGPT, mesmo sem nenhuma experiência prévia.
A inteligência artificial (IA) tem avançado bastante nas últimas décadas, transformando diversos setores da sociedade e levantando uma questão: a IA superará a inteligência humana?
Com funcionalidades novas como interagir com a câmera do usuário ou ver sites em tempo real, o novo GPT-4o deve ser liberado para todos usuários.
A tecnologia esportiva tende a alcançar um patamar cada vez maior nos próximos anos, graças ao advento da IA e outras ferramentas.
Conheça detalhes do Sora, novo projeto da OpenAI que promete ser uma revolução no mercado audiovisual.
Estratégias práticas para organizar suas ideias, construir argumentos sólidos, usar referências relevantes e escrever uma redação clara, coerente e capaz de conquistar nota alta no Enem.
Nova tecnologia vai oferecer mais interatividade, integração com internet e acesso gratuito, com meta de chegar a todo o país em 15 anos.
Jogo brasileiro tem raízes nos gêneros hack 'n slash e JRPGs, e entrelaça sua narrativa à HQ de mesmo nome. Ambos estarão disponíveis na Brasil Game Show.