MarcaMarca+

Fã brasileiro organiza linha do tempo de TODOS os jogos de Sonic

Linha do tempo foi baseada em diversas fontes, incluindo entrevistas, podcasts do Ian Flynn, além de informações dos manuais e os jogos em si.
Jean Felipe em 16/set/24, atualizado 18/set/24 às 14h – Compartilhe
Fã brasileiro organiza linha do tempo de TODOS os jogos de Sonic

Um fã brasileiro de Sonic, após um intenso trabalho de pesquisa e edição, publicou sua versão de uma linha do tempo bastante assertiva, seguindo a história de Sonic, incluindo todos os jogos da franquia, desde os títulos mais antigos e desconhecidos até os lançamentos mais recentes. A linha do tempo foi fruto de um esforço conjunto, que levou cerca de 12 horas para ser completado, e foi baseada em diversas fontes, incluindo entrevistas, podcasts de Ian Flynn (renomado escritor das HQs e jogos de Sonic), além de informações dos manuais e os jogos em si.

Esforço em busca da cronologia perfeita

Abraao Menezes Lopes, trouxe ao Facebook uma linha do tempo com o máximo de detalhes possível, levando em consideração até informações mais obscuras como diálogos e elementos dos manuais japoneses. “Foi um trabalho cansativo”, relata Abraao, que contou com a ajuda de uma amiga. Ele explica que cada decisão na linha do tempo tem uma justificativa sólida, embora admita que nem todas as escolhas sejam do seu gosto pessoal, como por exemplo, a posição de Sonic CD entre Sonic 1 e Sonic 2. Mesmo assim, ele mantém tudo fiel ao material canônico e declarações dos desenvolvedores.

Destaques da Linha do Tempo

  1. Sonic CD ocorre entre Sonic 1 e Sonic 2, apesar da preferência pessoal do autor ser colocá-lo após Sonic 3 & Knuckles, uma vez que considera Metal Sonic o robô definitivo de Sonic.
  2. Jogos como Sonic Spinball e Sonic 3D Blast estão interligados, com o primeiro ocorrendo antes do segundo. O autor considera ambos como parte da cronologia, mesmo com os visuais mais “americanos” de Spinball.
  3. O jogo Chaotix, apesar de não ter sido oficialmente canonizado pela Sega, é considerado como tal por Ian Flynn, e elementos desse jogo foram reutilizados em Sonic Mania.
  4. Sonic Advance 3 foi um ponto interessante, onde o fã explica que o jogo não divide a Terra em pedaços, como acontece em Sonic Unleashed, mas sim em sete realidades distintas, criando dimensões separadas.
  5. Sobre Sonic Prime, o autor o posiciona antes de Sonic Rush, baseando-se nas aventuras interdimensionais que Sonic começa a enfrentar nessa época, conectando a Blaze e os Eggmans de futuros alternativos. (atualizado após sugestões feitas por outros fãs — 18/Set)
  6. Jogos como Sonic Rivals e Sonic Rush Adventure foram colocados após Sonic 2006, pois lidam com personagens e histórias que fazem referência direta ao universo desse jogo, como a presença de Silver e a conexão com Ifrit.
  7. A cronologia também inclui obras derivadas, como Night of the Werehog, que o fã afirma ser canônico, já que os personagens Lah e os fantasmas aparecem brevemente nas HQs da IDW.
  8. Elementos de mídias diferentes também foram considerados, como as histórias adicionais de Sonic Colors, incluindo a versão do DS e incluem um combate contra a Mother Wisp, junto com um arco extra em Sweet Mountain.
  9. O projeto ainda inclui a posição de conteúdos como os quadrinhos do Sonic Channel e até as transmissões de Tailstube, que se passam antes de Sonic Frontiers e podem expandir a história conforme mais temporadas sejam lançadas.

Apesar de tudo, alguns fãs ao conferirem a lista completa apontaram a possibilidade de correções, como o fato de que Sonic Prime pode na verdade ser posterior, se aproximando mais de jogos como Sonic Colors ou Sonic Lost World, ou a linha do tempo alternativa de Sonic Mania estar na verdade alinhada na linha do tempo principal, antes de Sonic Adventure. Esse trabalho também reflete a complexidade de uma das franquias mais icônicas dos games.

A lista não inclui obras obviamente não canonizadas, como a série “Sonic Boom” ou “Sonic Chronicles: The Dark Brotherhood”, criado pela Bioware.

A imagem completa da linha do tempo segue abaixo (clique aqui para abrir em uma nova janela, caso necessário):

Fã brasileiro organiza linha do tempo de TODOS os jogos de Sonic
Linha do tempo completa de Sonic the Hedgehog. Por: Abraao Menezes Lopes.

Compartilhar:

Clique Para ir a um Tema Relacionado:

MarcaMarca
Jogos no Eu, BR.
Torne-se um letal assassino shinobi e um poderoso samurai lendário enquanto explora um mundo aberto deslumbrante em uma era de...
Em um universo bizarro onde os oprimidos estão à beira do esquecimento, Dandara despertou para remodelar o mundo....
Acompanhe Ajna em uma aventura baseada em mitologias do sudeste asiático, em um jogo de plataforma e ação com RPG....
Acompanhe Yumia para desvendar o mistério por trás da queda do Império e a razão pela qual a alquimia se...
S.T.A.L.K.E.R. 2: Heart of Chornobyl explora vasta Zona de Exclusão de Tchornóbil, repleta de inimigos perigosos, anomalias letais e artefatos...

Siga-nos! Facebook, X (Twitter)

Você Também Pode Se Interessar
Com pontuação de 80 no Metacritic e 97% positiva na Steam. O jogo é bem recebido tanto pela crítica quanto jogadores.
No embate "contra Borderlands 2", Aliens: Colonial Marines foi um dos lançamentos mais polêmicos dos games e nos traz lições valiosas sobre desenvolvimentos conturbados.
Entrevista com Chris Southall, ex-Diretor de Tecnologia da SEGA HARDlight e agora Diretor no estúdio de Sonic & SEGA All-Stars Racing.
O terceiro filme da saga promete ser o mais impactante de todos e tem como base o jogo Sonic Adventure 2, lançado originalmente para Dreamcast.
Como a SEGA pretendia enfrentar o novo hardware da Nintendo, era crucial que Sonic fosse o melhor possível. História com entrevistas e dados atualizados.
Fases de cassino em jogos de Sonic são recorrentes. O que poucos sabem é que a própria empresa do mascote é uma representante no setor.
Veja trailers e vídeos dos jogos vencedores de cada categoria no BIG Festival 2025.
Saiba de sete jogos que "humilham" o jogador por tentar finalizá-los no easy mode.
Estúdio revela que soluções para o uso da memória descobertas no console mais modesto beneficiaram os demais sistemas.
Treze jogos que, por motivos diversos, acabaram fracassando comercialmente e, graças a isso, seus estúdios levaram a pior.