Pesquisar
Close this search box.
Marca+

Pela primeira vez, IA supera humanos em novo teste de Turing e físico

Lucas Morais, Jean Felipe em 29/jun/24, atualizado 29/jun/24 às 02h – Compartilhe
IA lendo escritos egípcios antigos. Imagem de acervo exclusivo do Eu, Brasileiro.
IA lendo escritos egípcios antigos. Imagem de acervo exclusivo do Eu, Brasileiro.

O teste de Turing é frequentemente mencionado no contexto da inteligência artificial (IA), especialmente com o avanço de tecnologias que otimizam processos e oferecem soluções complexas, como o julgamento moral.

Um estudo recente de Eyal Aharoni, da Universidade Estadual da Geórgia, realizado em 2024, revelou que a IA pode, finalmente, superar humanos em raciocínios morais. Neste estudo, foram utilizados modelos de linguagem como o ChatGPT para gerar respostas a questões éticas. As respostas da IA foram avaliadas criteriosamente por participantes como mais virtuosas, inteligentes e confiáveis do que as respostas produzidas por humanos, sugerindo um novo teste de Turing para a moralidade.

No entanto, Eliezer Yudkowsky, especialista em IA, alerta sobre os perigos dos supercomputadores, que podem tomar decisões rapidamente e superar a inteligência humana. Ele destaca a importância de desenvolver a IA com cautela para evitar riscos catastróficos. Em sua apresentação no TED Talks, Yudkowsky argumenta que a IA deve ser desenvolvida progressivamente para garantir segurança.

Essa dualidade no avanço da IA mostra seu potencial em superar habilidades humanas, enquanto especialistas enfatizam a necessidade de um desenvolvimento cuidadoso para evitar ameaças.

Palestra de Eliezer Yudkowsky no TED Talks. Canal: TED/Youtube.

Para Elon Musk, CEO da Tesla e o X, a IA será mais inteligente que qualquer humano até o fim de 2025

Mesmo se utilizando de um tom, de certa forma, alarmista (algo já corriqueiro nos casos em que Musk se dirige ao público), o mesmo afirma que a Inteligência Artificial poderá ser mais útil e inteligente do que a humana em torno de um ano.

“Meu palpite é de que teremos uma IA mais inteligente do que qualquer ser humano possivelmente até o final do próximo ano” declarou o empresário em uma extensa entrevista no X, antigo Twitter, com Nicolai Tangen, CEO do fundo norueguês Norges Bank Investment Management. Ele previu ainda que, nos próximos cinco anos, a capacidade da IA provavelmente superará a de todos os humanos.

Musk é muito otimista quanto ao avanço da inteligência artificial geral (IAG), uma forma de IA que pode aprender, entender e agir como humanos em várias tarefas e contextos. Enquanto a maioria das IAs atuais são especializadas em tarefas específicas, como reconhecimento de imagens ou processamento de linguagem, a IAG visa alcançar uma inteligência versátil e adaptável a diferentes áreas e situações, semelhante à humana.

No ano anterior, o empresário antecipou que a IAG “completa” seria alcançada até o ano de 2029.

Elon Musk. Acervo do Wikimedia Commons.

O bilionário, que também é um dos cofundadores da OpenAI, explicou, na entrevista, que a escassez de chips avançados estava impactando negativamente o treinamento da versão 2 do Grok, o chatbot de IA de sua startup xAi. Ele afirmou que esse chatbot “deve superar o GPT-4” em breve.

Em outro teste, a IA também mostrou ser capaz de superar humanos em habilidades físicas

Recentemente, a universidade ETH Zurich realizou um experimento para testar as habilidades mentais e físicas da IA. Os pesquisadores criaram um robô chamado CyberRunner, equipado com IA, capaz de jogar Labyrinth Maze, um jogo que usa dois botões para guiar uma bola de mármore do ponto inicial ao ponto final, evitando que a bola caia nos buracos ao longo do caminho.

O CyberRunner tem dois motores como mãos, uma câmera como olhos e um computador como cérebro, permitindo que jogue como uma pessoa. Ele aprende com a experiência, tomando decisões que aumentam suas chances de sucesso. Observando o labirinto e recebendo recompensas, o robô armazena essas experiências e usa um algoritmo para encontrar as melhores estratégias para completar o percurso.

Como resultado, o robô conseguiu completar o percurso toda vez que a tarefa era iniciada, quebrando o recorde mundial anterior, estabelecido por Lars Göran Danielsson em 2022, que completou o percurso em 15,41 segundos. O CyberRunner fez o mesmo em 14,48 segundos, sendo 6% mais rápido que o recorde humano.

Experimento da ETH Zurich com o jogo Labyrinth Maze envolvendo a IA. Canal: Thomas Bi/Youtube

Esse experimento da ETH Zurich mostrou que a inteligência artificial foi capaz de superar humanos em um jogo que envolve, além da capacidade mental, a capacidade física, algo que era inédito até então.

Compartilhar:

Selecione uma marca para ir ao assunto relacionado:

Marca
Últimas Novidades
Com funcionalidades novas como interagir com a câmera do usuário ou ver sites em tempo real, o novo GPT-4o deve ser liberado para todos usuários.
A tecnologia esportiva tende a alcançar um patamar cada vez maior nos próximos anos, graças ao advento da IA e outras ferramentas.
Conheça detalhes do Sora, novo projeto da OpenAI que promete ser uma revolução no mercado audiovisual.
Tudo indica que 2024 vai ser um grande ano tanto para a Inteligência Artificial (IA) quanto para a Web3, que é a próxima geração da internet.
Você aceita ou nega os cookies? Saiba mais sobre como usar seu navegador para gerenciar cookies já armazenados e negar novos.
Quem não quer rejuvenescer? Pesquisador de Harvard explica maneiras de prolongar a longevidade das pessoas.
Histórias de imortalidade e ressurreição sempre nos fascinaram. É por isso que experimentos têm sido realizados para tentar ‘enganar’ a morte.
A curiosidade humana é infinita e traz à tona uma enorme quantidade de perguntas ainda não respondidas. Veja estudos pouco conhecidos, mas significativos.