Pesquisar
Close this search box.
MarcaMarca+

“Super Mundial de Clubes”: Veja como funcionará o torneio em 2025

Lucas Morais em 28/jan/24, atualizado 9/abr/24 às 13h – Compartilhe
Troféu da FIFA. Acervo do Flickr. Creative Commons.
Troféu da FIFA. Acervo do Flickr. Creative Commons.

O Mundial de Clubes é um dos torneios de maior importância do futebol, reunindo todos os campeões de cada continente para disputarem partidas eliminatórias e decidir, enfim, quem será o campeão do mundo. A FIFA decidiu, recentemente, mudar a configuração atual do torneio em 2025: Dessa forma, a Copa Intercontinental será uma espécie de Mundial de Clubes renovado que será disputado por 32 times.

Na disputa, estarão presentes três equipes brasileiras: Palmeiras, Flamengo e Fluminense, os últimos três vencedores da Conmebol Libertadores. Existe também a chance de um quarto clube brasileiro integrar o torneio, desde que conquiste o título na edição de 2024 da Copa Libertadores. Ao todo, o continente sul-americano conta com 6 vagas, que serão decididas de acordo com um ranking de pontos acumulados nas últimas quatro temporadas.

O ranking seguirá os seguintes critérios:
3 Pontos por vitória;
1 Ponto por empate;
3 pontos por progresso em cada fase da Libertadores.

Clubes europeus também adotarão critério semelhante

No caso dos times filiados à UEFA, o critério segue de forma muito parecida com os sul-americanos. No caso dos europeus, a competição base para o ranking é a UEFA Champions League e há, também, uma ligeira mudança na pontuação dos times. Veja como será:

2 pontos por vitória;
1 ponto por empate;
4 pontos para qualificação para a fase de grupos;
5 pontos pela qualificação para as oitavas de final;
1 ponto para o progresso em cada etapa da competição a partir das oitavas.

Como será o formato da competição?

O torneio será disputado entre os dias 15 de junho até 13 de julho nos Estados Unidos, com três dias de descanso, no mínimo, para garantir o “bem-estar dos jogadores”. Em relação aos jogos, as 32 equipes serão distribuídas em oito grupos de quatro times cada, com as duas primeiras garantindo vaga nas oitavas de final. A partir dessa fase, os confrontos serão decididos em partidas únicas até a final, sem a realização de disputas pelo terceiro lugar.

Final FIFA World Cup 2021. Acervo do Wikimedia Commons.
Final FIFA World Cup 2021. Acervo do Wikimedia Commons.

Além de sul-americanos e europeus, a competição também contará com quatro representantes asiáticos e outros quatro de África, um da Oceania, quatro da América do Norte, América Central e Caribe, além de outro do país anfitrião (Estados Unidos).

Presença do “Super Mundial” causará um dilema para o calendário brasileiro

O anúncio da edição de 2025 do Mundial de Clubes foi, de certa forma, conturbado para a CBF e também para os times brasileiros. Isso porque o calendário brasileiro estará cheio em junho (mês do início do campeonato) e dessa maneira, a CBF deverá fazer alguns ajustes para viabilizar a participação dos times brasileiros.

A possibilidade de termos que ver times alternativos durante uma das competições é relevante. Para se ter uma ideia disso, basta olharmos para o calendário de 2024, entre 15 de junho e 13 de julho teremos 8 rodadas do Campeonato Brasileiro, além da Copa do Brasil, que estará nas oitavas de final a essa altura.

Compartilhar:

Selecione uma marca para ir ao assunto relacionado:

MarcaMarca
Últimas Novidades
Equipe alemã bateu recorde atrás de recorde sob o comando do treinador Xabi Alonso.
De Barbosa à Vincius Júnior, o peso do racismo no futebol ainda é um problema muito grande e deve ser combatido.
Conheça mais sobre as duas ligas que buscam diminuir as disparidades com os ganhos de cotas de TV para os times brasileiros.
"O Velho Lobo", como alguns chamavam, tem uma história importantíssima na Seleção Brasileira e esteve presente em quatro conquistas da Copa do Mundo.
O técnico alemão foi uma referência dentro e fora dos campos, seja nos resultados obtidos, ou no carisma que demonstrou em entrevistas.
O Brasil tem sido um verdadeiro expoente do mercado Sul-americano, adquirindo jogadores das mais variadas nacionalidades e se consolidando fortemente.
O domínio do piloto holandês, Max Verstappen, está deixando a categoria do automobilismo mais chata e monótona?
A tecnologia esportiva tende a alcançar um patamar cada vez maior nos próximos anos, graças ao advento da IA e outras ferramentas.
Pela primeira vez na história, um jogo da liga é disputado em solo sul-americano. O Brasil é um dos principais mercados internacionais da NFL.
A carreira do maior "cestinha" da história do basquete brasileiro e também um dos maiores nomes do esporte mundial.
Os 50 jogadores que mais ganharam dinheiro durante suas carreiras, seja com salário ou contratos de publicidade.
Com transferências de jogadores quase restrita, este clube de futebol com sede na região do País Basco, traz profunda ligação com a sua terra.