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Receita mundial dos games está sendo impulsionada por jogos antigos

Lucas Morais, Jean Felipe em 30/abr/24, atualizado 30/abr/24 às 20h – Compartilhe
The Sims 4. Acervo oficial da EA Games.
The Sims 4. Acervo oficial da EA Games.

O mercado de games é um dos mais lucrativos do mundo. Dentro desse universo, é possível encontrar uma infinidade de jogos voltados para os mais diversos públicos. Com isso, muitos títulos de qualidade são lançados anualmente. Títulos esses que, normalmente, contam com um grande investimento em melhorias gráficas, enredos e, principalmente, os modos de jogo multiplayer, que têm sido uma tendência de mercado nos últimos anos.

Com a disponibilização de tantos lançamentos incríveis a cada ano, seria de se esperar que os consumidores estivessem totalmente focados nos novos videogames. No entanto, uma pesquisa recente da Newzoo revela que a realidade é um pouco diferente.

O tempo que o consumidor médio passa jogando a cada ano parece estar cada vez mais concentrado em um conjunto específico de títulos mais antigos, especialmente em jogos que seguem o modelo de serviço e em franquias já bem estabelecidas.

O aumento da receita dos videogames é impulsionado por títulos antigos

Segundo o estudo na Newzoo, durante o ano de 2023, a indústria experimentou um crescimento significativo, alcançando uma receita superior a 93,5 bilhões de dólares. No entanto, apenas 66 jogos representaram 80% do tempo de jogo dos usuários, e desses, 60% eram jogos que foram lançados há mais de 6 anos.

Fortnite é o jogo que lidera em todas as plataformas, inclusive no Nintendo Switch. Entre os outros jogos mencionados estão títulos como GTA 5, Roblox, Minecraft, Rocket League, Fall Guys, Apex Legends, Valorant, Counter-Strike 2 e Call of Duty. Além disso, ao analisar o PlayStation e o Xbox, nota-se que Starfield é o único jogo totalmente single-player listado entre os mais jogados.

A receita mundial dos games foi impulsionada por jogos antigos
Consumo de games por plataforma. Fonte: Newzoo. Editado por: Eu, Brasileiro.

A pesquisa mostra também que dos 23% do tempo de jogo gasto em 2023 em novos jogos – especificado por jogos lançados há 2 anos ou menos – mais da metade foi gasto em sequências anuais de grandes franquias, como o último jogo Madden (futebol americano) ou NBA. Apenas 8% do tempo de jogo dos videogames foi gasto em títulos novos e não anuais, como Diablo IV ou Baldur’s Gate III.

A tendência é que o cenário continue “hostil” para novos games

Embora o relatório da Newzoo aponte que ainda é possível ter sucesso com games novos neste ambiente, a realidade é que os jogadores estão gastando cada vez menos tempo em novos jogos e cada vez mais tempo em franquias e títulos de serviço ao vivo já estabelecidos, tornando mais difícil para editores e desenvolvedores para encontrar um público. Isso porque, diferentemente das décadas anteriores, as desenvolvedoras não estão apenas competindo com qualquer novo jogo que esteja nas prateleiras, mas em vez disso, estão lutando contra gigantes como Fortnite e Roblox, jogos totalmente gratuitos com quantidades “infinitas” de conteúdo criado por seus usuários.

“Será cada vez mais desafiador aumentar a base de jogadores de um jogo”, disse Newzoo no relatório, “particularmente em nosso cenário atual, onde títulos perenes e canais de conteúdo robustos reinam absolutos”.

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