Homem gasta R$1.3 milhão da poupança da avó em jogo de celular

No Japão, um homem usou toda a poupança de sua avó para comprar itens do game Magic Sword Legends.
Lucas Morais, Jean Felipe em 9/jul/24, atualizado 9/jul/24 às 12h – Compartilhe
Magic Sword Legend, desenvolvido pela Spotlight Network Limited. Acervo oficial.
Magic Sword Legend, desenvolvido pela Spotlight Network Limited. Acervo oficial.

Um homem japonês de 31 anos utilizou toda a poupança de sua avó, equivalente a ¥40 milhões de ienes (aproximadamente R$ 1,3 milhões), em um jogo MMORPG mobile. O homem transferiu o dinheiro da conta de sua avó, que tem 82 anos, para a sua própria conta e gastou toda a quantia em compras no jogo “Magic Sword Legend”, desenvolvido pela Spotlight Network Limited. Esse é um jogo conhecido por seu sistema de gacha, onde os jogadores usam dinheiro real para tentar ganhar itens virtuais. Geralmente, a probabilidade de obter os melhores itens, personagens, todos virtuais, é muito baixa.

Desesperada, a irmã mais nova do homem compartilhou a situação utilizando seu perfil no X (antigo Twitter), buscando conselhos sobre como resolver o problema. Ela expressou sua frustração com a falta de responsabilidade do irmão e disse estar determinada a conseguir o reembolso do dinheiro o mais rápido possível.

Relato da irmã sobre o caso no X.
Relato da irmã sobre o caso no X, em seu perfil público.

No X, a irmã escreveu: “Se houver alguém que entenda do assunto, é uma história vergonhosa. Meu irmão (31) retirou o dinheiro da minha avó (82) sem permissão, transferiu para sua própria conta e usou tudo em jogos pagos, no total, cerca de 40 milhões de ienes. Meu irmão diz que é uma questão civil e que não pode ser acusado de um crime. Será que não temos outra escolha senão chorar e aceitar? Quero de alguma forma recuperar o dinheiro e aplicar uma punição.”

Ela mostra várias páginas que detalham os gastos feitos pelo irmão mais velho. Segundo ela, o documento possui cerca de 300 páginas.

O que a lei japonesa diz sobre situações assim?

Ainda dentro da repercussão do caso, o site japonês Livedoor News entrou em contato com o advogado japonês, Yasuo Sawai, para explicar quais seriam os possíveis desdobramentos legais do ocorrido. Sawai explicou que primeiro deve haver uma apuração para saber como o homem teve acesso ao dinheiro da poupança de sua avó.

Na entrevista concedida ao Livedoor News, o advogado explicou que “Caso o irmão mais velho tenha acessado o banco online através de um PC ou smartphone e transferiu dinheiro da conta da avó para a sua própria conta, o crime de fraude não pode ser apurado porque ele não enganou os funcionários do banco. Como o dinheiro não foi sacado e obtido, o crime de furto não pode ser apurado.

Vídeo de jogabilidade de um canal japonês de Magic Sword Legend, que não está disponível no ocidente.

No entanto, uma vez que se pode afirmar que foi obtido um ganho financeiro, através do fornecimento de informação falsa a um computador utilizado para processamento administrativo bancário e criação de dados relativos à aquisição ou perda de direitos de propriedade, o crime de fraude informática de que o banco é vítima pode levar a uma pena de até 10 anos de prisão (artigo 246-2 do Código Penal japonês).”

Sawai também explica os possíveis desdobramentos do caso na esfera cível “Em relação à responsabilidade por danos civis, não há previsão semelhante ao caso de furto familiar na legislação penal, portanto, se for constatado que foi cometido um ato ilícito, o irmão mais velho será condenado a pagar 40 milhões de ienes como indenização à avó. Se for proferida uma sentença, a avó confiscará a conta do irmão e receberá o dinheiro usando a sentença como dívida.”

Compartilhar:

Selecione uma marca para ir ao assunto relacionado:

Últimas Novidades
O Sistema Toyota de Produção (TPS) otimiza eficiência e qualidade por meio de práticas como Just-in-Time, Jidoka, Kanban, Kaizen e os princípios 5S.
O mercado de games no Brasil já figura entre os dez maiores do mundo, registrando uma receita total de US$ 2,6 bilhões ao longo do ano.
Mercado de jogos para dispositivos móveis pode atingir cifra altíssima nos próximos anos, de acordo com estudos.
Tokenização é o processo de converter algo, como uma casa ou um investimento, em uma "versão digital". Saiba mais sobre esse processo.
Criado nos anos 80 pela revista "The Economist", oferece uma visão única sobre o poder de compra das moedas.
Recentemente, o governo brasileiro anunciou mudanças na taxação de importações. Anteriormente, compras internacionais de até 50 dólares eram isentas de impostos de importação.
Quais os fatores têm causado a queda da audiência da Twitch, forçando a plataforma a tomar novas atitudes.
Empresa promete construir uma ilha voltada somente para o eSports, com uma estrutura nunca antes vista.
Evento Brazilian iGaming Summit - BiS SiGMA Americas chegou a sua terceira edição batendo recorde de público.
Devido a uma "descrença" no sistema financeiro e político do país na última década, algumas pessoas parecem ter visto na criptomoeda uma saída conveniente.