Sempre que um novo Super Smash Bros. é anunciado, os fãs da Nintendo ficam extremamente animados e qualquer novidade gera enorme repercussão, não é mesmo?
Super Smash Bros. Ultimate fez tanto sucesso que vendeu mais de 30 milhões de cópias mundialmente e teve mais de 10 DLCs com personagens e cenários, demonstrando a força da franquia dirigida por Masahiro Sakurai.
Super Smash Bros. Ultimate veio para ter todos os personagens de todos os Smashes lançados até hoje, incluindo os novos disponibilizados via DLC, lançou com mais de 100 cenários; 800 músicas; modalidades inéditas junto do retorno de antigas, sendo estas últimas, expandidas.
Uma franquia tão extensa em diversos pontos com certeza tem algumas grandes curiosidades para se conhecer. Vamos conferir algumas delas atribuídas a cada jogo?
Super Smash Bros. (Nintendo 64 – 1999)
1. Originalmente para Super Nintendo
É rumorizado de que o primeiro protótipo do que veio a ser o Super Smash Bros. seria lançado para o Super Nintendo e usaria gráficos em 3D rudimentares graças ao chip Super FX. Todavia, a ideia oficialmente divulgada, era a de fazer uma nova franquia com personagens inéditos sob o nome de Dragon King: The Fighting Game.
Quando o projeto migrou para o Nintendo 64, o “pai do Smash”, Masahiro Sakurai, colocou personagens da própria Nintendo em um período de testes. Gostando do resultado, o título passou a ser um cross-over com os personagens da empresa.
2. A Nintendo não apostava no sucesso do jogo
O primeiro Smash Bros. foi desenvolvido com um orçamento reduzido e outro relativamente pequeno investimento em publicidade.
Supõe-se que os superiores da Big N não apostavam que o game rendesse sucesso comercial, mas em pouco tempo, alcançou quase seis milhões de cópias e é um dos cinco jogos mais bem sucedidos do Nintendo 64.
3. Personagens descartados
O personagem Marth de Fire Emblem faria parte da equipe do primeiro Super Smash Bros., mas acabou sendo descartado por não haver tempo de implementá-lo.
No jogo seguinte, Melee, ele passou a ser um personagem destravável. Outros personagens que iriam para o game mas foram descartados incluem Mewtwo, Bowser e King Dedede.
4. Feito para os mercados ocidentais?
Foi encontrado nos dados da versão japonesa do game, o locutor anunciando Jigglypuff, e não seu nome original em japonês, Purin. Isso indica que os desenvolvedores planejavam lançar este game no ocidente desde o começo.
5. James Bond em Smash Bros.
Após o lançamento japonês, a Nintendo fez uma enquete para saber quais personagens os jogadores gostariam de ver em jogos futuros. Dos dez mais votados, a maioria já veio, como o Bowser, Peach, Wario, Mewtwo, King Dedede e Ganondorf.
Curiosamente James Bond de 007 foi um dos mais votados, sendo que provavelmente não chegou a um game da série por problemas em relação a direitos autorais e formas de uso do personagem. Banjo e Kazooie e Toad que também estavam na lista, só foram aparecer em Super Smash Bros. Ultimate. Mew, também na lista, nunca se tornou um personagem jogável, infelizmente.
6. Tela de seleção dos personagens
Proposital ou não, os personagens (exceto os destraváveis) são colocados na ordem de lançamento dos seus títulos da esquerda para direita e de cima para baixo.
Mario e Donkey Kong surgiram em 1981, Link e Samus em 1986, Yoshi em 1991, Kirby em 1992, Fox em 1994, Pikachu em 1996.
7. Final Smash
De acordo com uma entrevista feita pelo falecido Satoru Iwata, a ideia era que o movimento conhecido como “Final Smash” fosse implementada já no primeiro game da série, só que foi cortada por limitações do hardware. Apenas em Brawl que a ideia finalmente chegou.
Curiosamente, é possível encontrar nos dados do jogo original, o Ness gritando “PK” e “Sandstorm!”, e um áudio do Capitão Falcon gritando “Come On!”, remetendo ao especial, provavelmente.
8. Porta e placa secretas?
Na fase Mushroom Kingdom, ao pausar o jogo e mexer com a câmera para olhar a extremidade esquerda ou direita, você verá uma placa escrito “Danger”, que é perigo em inglês, indicando que depois dalí é a morte. Isso dificilmente pode ser visto de qualquer outra forma.
Na cena de introdução, assim como no final, há uma animação em que mostra um quarto. Curiosamente, há uma porta nesse cenário que não pode ser vista a menos que invada os dados do jogo, já que a câmera nunca vai para este ponto.
9. Japão versus EUA
- No Japão, o som de “soco” é diferente, sendo mais semelhante a um som de pancadaria tradicional. Acredita-se que a mudança nos EUA foi para o game ficar mais “family friendly”;
- O logotipo de um prédio em Sapphron City muda sua escrita de “Silf” da versão japonesa para “Silph” na americana;
- No Japão não há a tela de “Congratulations” no jogo;
- Fighting Polygon Team é chamado de Dummy Corps na versão americana.
Super Smash Bros. Melee (GameCube 2001)
1. Super produção
Depois que a Big N percebeu que Super Smash Bros. era um game que tinha caído “no gosto” dos jogadores do Nintendo 64, a empresa fez um alto investimento em Melee. Como ele veio na primeira “leva” de jogos para o console, foi produzido também para demonstrar o potencial do mais novo console lançado, o GameCube.
Por essa razão, há uma sequência em FMV de alta qualidade, uma quantidade muito maior de personagens, e o título é, inquestionavelmente, muito mais rico de conteúdo quando comparado ao seu anterior. Além disso, o jogo teve um período curto de desenvolvimento: 13 meses, sendo que Sakurai disse que trabalhava até em finais de semana e feriados.
2. Reflexos de Troféu
- Se você estiver bem atento, perceberá que o troféu do Metal Mario reflete a fase “Yoshi Island’;
- O Troféu Ayumi Tachibana reflete o rosto de um gato;
- O troféu da Ocarina reflete o céu;
- Vários troféus mostram o Osohe Castle, do cancelado Earthbound 64;
- O Metroid reflete a estação espacial do jogo Super Metroid do Super Nintendo.
3. Solid Snake e Sonic viriam em Melee
Hideo Kojima pediu para que a Nintendo incluísse o Solid Snake em Super Smash Bros. Melee, e o mesmo fez Yuji Naka para a inclusão do Sonic. No entanto, como os pedidos vieram muito “em cima da hora”, ambos os personagens foram transferidos para o jogo seguinte.
4. Quarto diferente se mudar o idioma
Caso você mude a língua do jogo para japonês, haverão algumas mudanças no quarto. O Nintendinho vira um Famicom, o Super Nintendo será o Super Famicom, e o poster do Super Smash Bros passará a ficar em japonês. Curiosamente, um Virtual Boy também pode ser visto.
5. Referências
- O evento 44 no jogo tem o nome de “MewTwo Strikes!”, para fazer alusão ao primeiro filme do Pokémon “Mewtwo Strikes Back”. Ainda no mesmo evento, a princesa Zelda tem uma aparência mais sombria para remeter a enfermeira Joy do longa metragem quando controlada pelo Mewtwo;
- O Roy tem a imagem de um leão em seu cinto. Isso é uma referência ao desfecho de Fire emblem: Binding Blade, em que ele é chamado de “Young Lion” (jovem leão);
- O evento 22 é “Super Mario 128”, uma referência a um projeto teste de mesmo nome feito pela Nintendo para mostrar o poder do GameCube;
- Um das batalhas bônus se chama “Switzerland” (Suíça) e vale 12 mil pontos. Para vencer, é necessário que ninguém ataque ninguém. Essa é uma possível referência a neutralidade do país durante as duas guerras mundiais;
- No “Break the Target” do Capitão Falcon há vários golfinhos para serem vistos. Isso é uma possível referência ao protótipo do Gamecube, que tinha o nome de “Dolphin”;
- Na sala do “Break The Target” do Luigi, se você for bem atento, encontrará um GameCube no meio da fase;
- Na parte de baixo do troféu “Barrel Cannon”, estará escrito de baixo do barril “2L84ME”, sendo uma referência a frase “Too Late For Me” ou “Tarde demais para mim”.
6. Terceiro olho
O troféu da Princesa Daisy tinha um terceiro olho abaixo do cabelo. Em versões posteriores do título, esse bug foi corrigido.
7. Ditto sairia de uma Pokébola
Originalmente, os desenvolvedores queriam que o Ditto saísse de uma pokébola, conforme são usadas em batalha e se transformasse numa cópia do personagem que o liberou para ajudá-lo temporariamente durante a luta. Por não conseguirem implementar de modo adequado, isso foi removido. A ideia só veio ver a luz do dia na versão Ultimate para Switch.
8. Troféu de Devil World
Clássico do Nintendinho 8 bits lançado no Japão em 84, o protagonista de Devil World, Tamagon, é um troféu exclusivo apenas da versão japonesa do game.
No entanto, invadindo os dados do jogo americano, é possível encontrá-lo com sua descrição completa, mesmo que o jogo Devil World nunca tenha chegado às Américas. O mais curioso é que, na versão europeia de Super Smash Bros., ele foi inteiramente removido, sendo que este game foi lançado por lá.
Super Smash Bros. Brawl (Wii – 2008)
1. Solid Snake não gosta do Sonic
De acordo com uma conversa entre o Solid Snake com o o Otacon no jogo, o agente deixa explícito que não gosta do Sonic. Acredita-se que isso seja uma referência ao dublador japonês do Snake, Akio Otsuka, que é filho do dublador japonês Chikao Otsuka que faz a voz do vilão clássico do ouriço, o Dr. Eggman.
2. Pikachu de Brawl é o Pichu do Melee
Uma teoria diz que o Pikachu que vemos em Brawl é o Pichu do Melee. Isso porque ele tem a habilidade “Wall Jump” que só o Pichu tinha no Melee; o Final Smash é o Volt Tackle, que só pode ser conseguido no estágio Pichu, e uma das roupas alternativas do Pikachu em Brawl é igual a do Pichu em Melee.
3. Originalmente, as vestimentas seriam danificadas
Em algum momento da produção, os personagens iam demonstrar que sofreram danos em batalha. A ideia de Sakurai era que, caso uma armadura ou um escudo fosse danificado, o inimigo ficaria mais vulnerável. Pela pressa com o lançamento, o sistema nunca foi implementado.
4. Easter Eggs?
Se olhar atentamente, uma foto do gato de Masahiro Sakurai aparece na área de gelo do Pokémon Stadium.
Ainda falando da fase de Pokémon Stadium, é possível ver ao fundo um prédio com a palavra Pocket, sendo este cenário muito semelhante ao de Saffron City do primeiro Super Smash Bros.
5. Jingle de vitória diferente
Jogando com o Sonic, seu tema de vitória é diferente dos outros personagens, sendo extraído da trilha sonora de Sonic 2006.
6. Primid muda constantemente
Durante os eventos do Subspace Emissary, o Primid muda de rosto cada vez que o jogo é iniciado.
7. Ordem cronológica
No modo All-Star, a ordem dos oponentes é uma analogia a ordem de lançamento de seus respectivos jogos. O primeiro adversário é o Mr.Game & Watch e o último é o capitão Olimar, de Pikmin.
8. Personagens que seriam incluídos
Investigando dados do jogo, Dr. Mario, Roy, Mewtwo voltariam em Brawl, enquanto Dixie Kong, Plusle e Minun, Toon Zelda e Toon Sheik seriam novatos. Provável que, visando a data de lançamento do jogo, a equipe de produção descartou os personagens.
Curiosamente, o Wolf da série Star Fox seguiria o mesmo destino. O mesmo foi acrescentado no “último minuto” graças aos insistentes pedidos dos fãs, aliado ao fato de ser fácil criá-lo por se assemelhar ao Fox McCloud.
Super Smash Bros. for Wii U & 3DS (Wii U e Nintendo 3DS – 2014)
1. Geno de Super Mario RPG deveria ser jogável
Sakurai queria que Geno, o personagem icônico do Super Mario RPG para Super Nintendo, fosse um dos personagens jogáveis. No entanto, ele acabou não sendo incluído e é apenas uma roupa para os Miis.
Acredita-se que a Nintendo tenha tido empecilhos em relação aos direitos autorais na época, já que o Super Mario RPG foi desenvolvido pela Squaresoft e Geno foi um personagem original do jogo. Anos depois, ambas as empresas retomaram a parceria para finalmente lançar um remake do RPG.
2. Heihachi também seria jogável
Personagem do Tekken, Heihachi, seria um dos personagens jogáveis, mas eventualmente ele foi substituído pelo Ryu de Street Fighter. Assim como o Geno, ele acabou apenas tendo uma roupa de referência para Miis.
3. Texto em Hylian
No Hyrule Temple, há um texto escrito na fictícia língua “Hylian” que diz “Smash Brothers” quando traduzidas.
4. Roupas do MegaMan são referências a seus jogos
Muito provavelmente, as roupas do azulão da Capcom foram pensadas para representar as armas e equipamentos que ele adquire ao longo dos jogos.
- Vermelho e Branco – Rush Coil do Mega Man 3
- Verde e Branco – Leaf Shield de Mega Man 2
- Dourado e MArrom – Metal Blade de Mega Man 2
- Azul e Branco – Air Shooter de Mega Man 2
- Verde e Amarelo – Slash Claw do Mega Man 7
- Vermelho e Preto – Flame Blast de Mega Man 6
- Amarelo e Preto – Top Spin do Mega Man 3
5. Cabelo do Link
Vendo abaixo do chapéu do Link em circunstâncias “forçadas”, é possível ver um cabelo 100% renderizado que não pode ser visto em circunstâncias normais.
6. Duck Hunt entrou em Smash Bros. por um motivo específico
Em uma entrevista à revista Famitsu, Sakurai disse que acrescentou o lutador “Duck Hunt” por ser bastante único quando se comparado aos outros, o que traria variedade ao game. Além disso, ele seria uma adição viável devido às altas vendas do título homônimo nos Estados Unidos durante os anos oitenta.
7. Pac-Man poderia não ter vindo ao jogo
Sakurai também disse em entrevista que se a Bandai Namco não aceitasse o seu redesign proposto para o personagem em Super Smash Bros. 4 em favor de um estilo “mais clássico”, era capaz do personagem nem ter sido aceito no game dentre os lutadores.
8. Dinheiro
No modo “Coin Battle Mode” no Wii U, se você observar bem a nota, verá que há uma imagem do prédio da Nintendo no Japão, uma foto do Masahiro Sakurai e a sua assinatura.
9. Código Morse
Durante o chefe do Classic Mode, o Master Core, tocará uma música que ficará em silêncio após 1 minuto e 53 segundos. Logo em seguida, há uma série de barulhos que tocam por cerca de seis segundos, e depois a música volta a tocar normalmente. Esses “barulhos” são um código morse para a palavra “Master Core”.
10. Mudando o logotipo
Se você pressionar o botão “L” enquanto seleciona a “Boxing Ring”, que representa o game Punch out, o logotipo da arena vai mudar para representar o de Super Smash Bros.