Como a Taxa Selic impacta diretamente o seu bolso e os seus investimentos

Como age um dos indicadores mais importantes da economia do país e como ela pode afetar o seu bolso.
Lucas Morais em 4/maio/25, atualizado 21/jun/25 às 20h – Compartilhe: , ,
Moedas brotando uma planta. Imagem: Eu, Brasileiro.
Moedas brotando uma planta. Imagem: Eu, Brasileiro.

No mercado financeiro, um dos temas mais discutidos é o impacto da taxa Selic nos investimentos. Como principal instrumento de política monetária do Banco Central, a Selic serve para controlar a inflação, estimular o crescimento econômico e manter a estabilidade financeira, além de ser a taxa básica de juros do país.

Suas variações influenciam diretamente a rentabilidade de diversos ativos, afetando tanto a renda fixa quanto a renda variável. Por isso, entender como mudanças na Selic interferem nos investimentos é essencial para quem busca tomar decisões financeiras mais conscientes — seja iniciante ou experiente.

Para que serve a Selic e como ela é calculada?

Conforme mencionado anteriormente, a Selic tem as funções básicas de controlar as pressões inflacionárias e estimular o crescimento econômico através da facilidade do acesso ao crédito. Em outras palavras, uma taxa mais baixa vai fazer com que você possa ter acesso a empréstimos e financiamentos com condições mais favoráveis, funcionando como uma espécie de estímulo ao consumo.

O movimento contrário (alta da taxa) dificulta, por sua vez, o acesso ao crédito nas mesmas condições, ou seja, funciona como um desestímulo ao consumo. Isso acontece porque os bancos usam a taxa Selic como “Benchmark”, isto é, como um valor referência para avaliar seus próprios investimentos. Dessa maneira, uma taxa Selic mais alta irá sinalizar para os bancos que eles precisam de um maior retorno para cada real que sai de seus cofres ao consumidor, fazendo com que as taxas de financiamento, empréstimos e demais serviços voltados ao acesso ao crédito fiquem mais caras para o consumidor final.

Mas como a Taxa Selic é calculada? Ela é determinada pelo Comitê de Política Monetária (Copom) – órgão do Banco Central formado pelo seu presidente e diretores – através de um processo complexo que leva em consideração diversos fatores, como a oferta e demanda de crédito, o comportamento da inflação, as metas de política monetária e as perspectivas econômicas do país. O cálculo envolve também a análise de indicadores econômicos e a avaliação do cenário internacional.

A cada 45 dias o Copom se reúne para reavaliar se a taxa está condizente com as expectativas e resultados do mercado. Uma vez definida, a Taxa Selic influencia diretamente o custo do crédito, o rendimento de investimentos em renda fixa e variável, além de impactar o consumo e o investimento das empresas.

Portanto, fica claro que seu acompanhamento e entendimento são essenciais para investidores, empresários e consumidores, que podem ajustar suas estratégias de acordo com as mudanças na taxa básica de juros, em um olhar minucioso.

Como a Selic pode impactar nos diferentes tipos de investimento?

Agora que você compreende o significado da taxa Selic e suas diversas implicações para sua vida financeira, vamos examinar alguns exemplos que demonstram como ela pode afetar variados tipos de investimentos:

Pessoas escalando sob o dinheiro. Imagem: Eu, Brasileiro.
Pessoas escalando sob o dinheiro. Imagem: Eu, Brasileiro.

Impacto nos Investimentos de renda fixa

Investimentos de renda fixa são aqueles em que o investidor empresta dinheiro a uma instituição (governo, banco, empresa) em troca de uma remuneração predefinida, normalmente é utilizada a taxa Selic como referência. Ou seja, um aumento na taxa sinaliza que haverá uma rentabilidade maior para investimentos desse tipo. Alguns investimentos desse modelo são: LCIs, LCAs, CDBs e Tesouro direto que estão atrelados à Taxa Selic.

Impacto nas Ações

A oscilação da taxa Selic exerce impacto também sobre os investimentos em ações. Quando a Selic é reduzida, investimentos vinculados à taxa perdem parte do seu atrativo, favorecendo, por sua vez, ações e outros ativos de renda variável, que não possuem sua rentabilidade atrelada à Selic. Isso resulta em um aumento na atividade da bolsa de valores, lugar onde as ações são negociadas. Consequentemente o preço das ações tende a se valorizar com esse movimento.

Em contrapartida, quando a Selic está mais elevada, os investimentos em renda fixa oferecem maior rentabilidade e menor risco. Como consequência, os investidores podem optar por transferir seus recursos da bolsa de valores para esses investimentos, potencialmente ocasionando uma diminuição nos preços das ações.

Impacto nos Fundos Imobiliários (FIIs)

Fundos imobiliários representam uma modalidade de investimento que aplica recursos em empreendimentos do mercado imobiliário, como imóveis comerciais, residenciais, shoppings, entre outros. Esses ativos são negociados na bolsa de valores, e os rendimentos advindos dos resultados das carteiras são distribuídos aos cotistas.

Trabalhadores sob uma pilha de dinheiro. Imagem: Eu, Brasileiro.
Trabalhadores sob uma pilha de dinheiro. Imagem: Eu, Brasileiro.

A taxa Selic tem um impacto grande sobre o consumo, conforme mencionamos anteriormente. Com isso, uma possível oscilação para baixo na Selic, tende a causar um estímulo ao consumo em geral, incluindo o mercado imobiliário. Esse movimento deve causar um aumento da demanda por imóveis e, consequentemente, o valor dos ativos imobiliários presentes nos fundos.

Impacto nos Investimento em moedas estrangeiras

Os investimentos em moedas estrangeiras também podem ser impactados com as oscilações da taxa Selic, mas isso normalmente ocorre em uma escala menor. A razão para a Selic afetar menos esse tipo de investimento é que ele depende muito mais da conjuntura econômica internacional, do que do cenário no mercado brasileiro.

Mesmo assim, um aumento da Selic pode atrair investidores estrangeiros para o país, o que aumenta a demanda pela moeda brasileira e, consequentemente, faz com que ela se valorize. Essa “atração” do investidor estrangeiro pela moeda brasileira pode ser explicada na economia pela teoria da Paridade do Juros.

Em suma, a teoria diz que se a taxa de juros em um país é mais alta que em outro, a moeda desse país provavelmente tenderá a se valorizar em relação à moeda do país com taxa de juros mais baixa. Isso afeta os investimentos em moeda estrangeira, pois os investidores podem buscar maiores retornos investindo em moedas de países com taxas de juros mais altas.

Clique Para ir a um Tema Relacionado:

Jogos no Eu, BR.
Você é Geralt de Rívia, mercenário matador de monstros. Você está em um continente devastado pela guerra e infestado de...
Remnant II é a continuação do grande sucesso de vendas Remnant: From the Ashes. Agora, os sobreviventes da humanidade têm...
Thymesia é um RPG de ação com combate frenético e um sistema intricado de armas. Num reino onde a morte...
Blasphemous é um jogo de ação em plataforma brutal com um combate desafiador. Explore o mundo sinistro de Cvstodia, melhore...

Siga-nos! Facebook, X (Twitter)

Você Também Pode Se Interessar
Após quedas nas exportações para os EUA devido a tarifas, México registra crescimento recorde nas compras de carne bovina do Brasil.
Após sanções dos EUA, Alexandre de Moraes teve cartão bloqueado e enfrenta restrições financeiras e jurídicas, enquanto bancos brasileiros ficam pressionados entre leis nacionais e estrangeiras.
Com o avanço dos deepfakes, empresas se tornam alvos frequentes de fraudes digitais que usam vozes e rostos falsificados para enganar funcionários e desviar milhões.
Estoques menores e tarifas sobre a carne brasileira podem pressionar o mercado e elevar preços nos EUA.
Gigantes como Google, Apple e Meta já foram alvo de vazamentos internos e espionagem industrial, expondo os riscos e prejuízos causados por atitudes criminosas.
Saiba estratégias para posicionar melhor seu perfil no LinkedIn e conseguir mais possibilidades de ser chamado para entrevistas de emprego.
A realidade aumentada emergiu como uma tecnologia que anda lado a lado de empresas em diversos setores, em eventos e demonstrações online.
Desconfiar de preços muito abaixo do mercado e analisar a fonte dos e-mails estão entre as práticas necessárias.