O treinador Carlo Ancelotti divulgou nesta segunda-feira, 25, a lista de convocados da Seleção Brasileira para as duas últimas rodadas das Eliminatórias Sul-Americanas da Copa do Mundo de 2026. A convocação marca o retorno de Lucas Paquetá, enquanto Neymar continua ausente.
O Brasil ocupa atualmente a 3ª posição na tabela, com 25 pontos, e já garantiu vaga no Mundial do próximo ano. No dia 4 de setembro, às 21h30 (horário de Brasília), a equipe enfrenta o Chile no Maracanã, no Rio de Janeiro. Em seguida, no dia 9 de setembro, às 20h30 (horário de Brasília), o Brasil visita a Bolívia em El Alto.
Confira a lista completa de convocados:
GOLEIROS
- Alisson (Liverpool)
- Bento (Al-Nassr)
- Hugo Souza (Corinthians)
DEFENSORES
- Alexsandro Ribeiro (Lille)
- Alex Sandro (Flamengo)
- Caio Henrique (Monaco)
- Douglas Santos (Zenit)
- Fabricio Bruno (Cruzeiro)
- Gabriel Magalhães (Arsenal)
- Marquinhos (PSG)
- Vanderson (Monaco)
- Wesley (Roma)
MEIO-CAMPISTAS
- Andrey Santos (Chelsea)
- Bruno Guimarães (Newcastle)
- Casemiro (Manchester United)
- Joelinton (Newcastle)
- Lucas Paquetá (West Ham)
ATACANTES
- Estêvão (Chelsea)
- Gabriel Martinelli (Arsenal)
- João Pedro (Chelsea)
- Kaio Jorge (Cruzeiro)
- Luiz Henrique (Zenit)
- Matheus Cunha (Manchester United)
- Raphinha (Barcelona)
- Richarlison (Tottenham)
Kaio Jorge estrará com a camisa da Seleção
O atacante Kaio Jorge é a principal surpresa na convocação da Seleção Brasileira para os confrontos contra Chile e Bolívia. Com 23 anos, Kaio Jorge lidera a artilharia do Campeonato Brasileiro, com 15 gols, e recebe sua primeira convocação para vestir a camisa da amarelinha. Ele é o único estreante na lista do técnico Carlo Ancelotti, que destacou o jogador:
– “A característica de um atacante é fazer gol primeiro. E ele está fazendo muitos gols. É o goleador do Campeonato Brasileiro, um atacante muito jovem, que já tem experiência, jogou também na Itália. Então, creio que ele, pelo que está fazendo, merece estar com a equipe nacional.”
Outra novidade é a presença do lateral Douglas Santos, do Zenit, da Rússia. No entanto, ele já havia sido convocado para a seleção brasileira em 2016, na época em que Dunga comandava a equipe.
Ausência de Neymar e o retorno de Lucas Paquetá
Neymar não vai retornar à Seleção Brasileira desta vez. O camisa 10 do Santos não foi incluído na lista de convocados. Após o anúncio dos jogadores, Ancelotti explicou a ausência do craque brasileiro:
“Nessa segunda convocação há novos jogadores. Neymar não está, ele teve um pequeno problema na última semana. Mas Neymar não precisamos testá-lo, todo mundo conhece Neymar, a comissão, a Seleção, os torcedores do Brasil conhecem Neymar. Como todos os outros, Neymar tem que estar numa boa condição física para ajudar a seleção nacional a fazer as coisas bem na Copa do Mundo. Esses dois jogos são os últimos da qualificação, então precisamos terminar bem essa fase de qualificação.”
Por outro lado, o meia do West Ham da Inglaterra, Lucas Paquetá, está confirmado na lista de convocados. Ele não atuava pela Seleção Brasileira desde 19 de novembro de 2024, quando o time empatou por 1 a 1 com o Uruguai. Durante esse período, o jogador enfrentou um processo por fraude envolvendo apostas esportivas, mas foi absolvido recentemente após investigação conduzida pela FA (Associação de Futebol da Inglaterra).