,
Pesquisar
Close this search box.
MarcaMarca+

LFF vs. Libra: O que é? Como buscam regular os direitos de transmissão do futebol?

Lucas Morais, Jean Felipe em 12/abr/24, atualizado 14/abr/24 às 18h – Compartilhe
Torcedor assistindo a uma partida de futebol na TV. Acervo do Unsplash.
Torcedor assistindo a uma partida de futebol na TV. Acervo do Unsplash.

No futebol brasileiro, muitas vezes os clubes enfrentaram problemas com modelos antigos e injustos que controlavam como os jogos eram mostrados na TV e outros direitos. Isso acabava criando desigualdades entre os clubes. Para tentar resolver isso e ter mais justiça, os times se uniram para formar organizações para negociar essas questões todos juntos.

A Libra, foi a primeira Liga Brasileira a ser formada para discutir, sobretudo, direitos de transmissão nos bastidores do futebol, o grupo é formado por: ABC, Atlético-MG, Bahia, Brusque, Flamengo, Grêmio, Guarani, Ituano, Mirassol, Novorizontino, Palmeiras, Paysandu, Ponte Preta, Red Bull Bragantino, Sampaio Corrêa, Santos, São Paulo e Vitória. A Libra negociou recentemente seus direitos de transmissão com a Globo, de forma coletiva e tentando eliminar os privilégios que grandes times tinham direito em anos anteriores.

Além da Libra, há um grupo chamado LFF (Liga Futebol Forte), que é formado por 11 times de série A e B, sendo eles: Athletico-PR, Atlético-GO, Criciúma, Cuiabá, Fluminense, Fortaleza, Internacional, Juventude, Botafogo, Coritiba, Cruzeiro e Vasco. O Objetivo dos dois é parecido, mas nesse artigo, nós vamos tentar deixar ainda mais claro o que é cada um dos grupos, e o que eles buscam.

Por que é importante ter uma liga no Brasil pra discutir direitos de transmissão?

A estrutura dos ganhos sobre direitos de transmissão estava muito mais do que defasada, essa era uma constatação simples de se fazer. Dessa forma, surgiu em 2022 a ideia de criar uma liga que representa os interesses coletivos dos clubes, possibilitando uma abordagem mais estratégica e coerente ao lidar com questões relacionadas aos direitos de transmissão. Nesse contexto, Libra e LFF foram criadas.

A importância da criação dessas ligas é conseguir trabalhar em conjunto, uma vez que, desta forma, os clubes têm mais poder de barganha para obter contratos mais justos e vantajosos com as emissoras de televisão e outras plataformas de mídia. Uma boa organização interna das ligas também pode ajudar a garantir uma distribuição mais equitativa das receitas de transmissão entre os clubes, promovendo assim uma maior competitividade e sustentabilidade financeira no futebol brasileiro.

O que propõem a Libra e a LFF?

A Libra e a Liga Forte do Futebol (LFF) são dois grupos diferentes, porém com um objetivo comum: unir os clubes visando estabelecer uma Liga Brasileira, encarregada da gestão dos direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro, atualmente administrado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

LFF vs. Libra: O que é? Como buscam regular os direitos de transmissão do futebol?
Torcedores do Palmeiras. Acervo do Unsplash.

Ambas as partes buscam convergir propostas e elaborar um modelo que seja atrativo para os clubes das Séries A e B. No entanto, o principal obstáculo reside na distribuição das receitas entre as agremiações, o que dificulta a unificação de ambos os grupos. Atualmente, cada clube brasileiro tem optado por apoiar ou a Libra ou a LFF de acordo com seus próprios interesses.

A proposta da Libra é estabelecer um equilíbrio na distribuição das receitas ao longo de um período de até 5 anos, denominado de transição. Durante esse período, clubes como Flamengo e outros times grandes, que atualmente recebe uma parcela maior dos direitos de TV em comparação com outros, estarão nivelados aos demais. Esse processo de equalização será gradual ao longo da transição.

Por sua vez, a LFF (Liga Forte do Futebol) propõe que a divisão de receitas entre os clubes seja implementada a partir da temporada de 2025. Este é o momento em que um novo contrato de cotas de TV poderia ser firmado por todos os times, dando início efetivamente a uma nova era nas cotas de TV no Campeonato Brasileiro.

O obstáculo para o acordo entre as duas ligas reside na disparidade nas receitas de direitos televisivos que cada clube recebe do Campeonato Brasileiro, sendo que essa disparidade chega a ser de até 6 vezes entre os times atualmente. Tanto a LFF quanto a Libra buscam reduzir essa diferença para até 3,5 vezes, porém, cada uma delas tem abordagens distintas para alcançar esse objetivo.

Compartilhar:

Selecione uma marca para ir ao assunto relacionado:

MarcaMarca
Últimas Novidades
De Barbosa à Vincius Júnior, o peso do racismo no futebol ainda é um problema muito grande e deve ser combatido.
"O Velho Lobo", como alguns chamavam, tem uma história importantíssima na Seleção Brasileira e esteve presente em quatro conquistas da Copa do Mundo.
O Brasil tem sido um verdadeiro expoente do mercado Sul-americano, adquirindo jogadores das mais variadas nacionalidades e se consolidando fortemente.
Selecionamos minuciosamente alguns livros que podem ajudá-lo a compreender o futebol como um fenômeno que vai além dos campos.
A nova safra de jovens jogadores brasileiros está prometendo mudar o cenário em favor do Brasil.
O primeiro rebaixamento causa uma ruptura quase irreparável na imagem do time. No entanto, sempre existem formas de reverter essa situação.
Evento Brazilian iGaming Summit - BiS SiGMA Americas chegou a sua terceira edição batendo recorde de público.
Devido a uma "descrença" no sistema financeiro e político do país na última década, algumas pessoas parecem ter visto na criptomoeda uma saída conveniente.
A economia japonesa tem apresentado dificuldades que estão tirando o país da liderança global. Conheça também o novo visto para "nômade digital".
Jogadores estão preferindo jogar games mais antigos de franquias estabelecidas há mais tempo, demonstrando menos interesse em novos títulos.
O domínio do piloto holandês, Max Verstappen, está deixando a categoria do automobilismo mais chata e monótona?
Quais são as 10 pessoas que fazem parte do seleto clube de maiores bilionários do mundo? Veja a lista.