O ramo dos esportes eletrônicos tem crescido de forma considerável nos últimos anos. Uma das principais características desse mercado é a sua enorme base não só de jogadores, mas de audiência global e esse engajamento atrai grandes marcas e investidores, que veem nos eSports uma oportunidade de alcançar um público jovem e altamente conectado.
E a “bola da vez” está nos Emirados Árabes Unidos, mais precisamente em sua capital, Abu Dhabi. A ideia é construir uma ilha inteira voltada para competições eletrônicas, com instalações luxuosas e uma infraestrutura que nunca antes foi vista dentro desse segmento.
Investimento poderá custar cerca de R$1,5 bi
A responsável pelo investimento da ilha gamer é a True Gamers, uma empresa com expertise em diversos segmentos relacionados aos eSports – como torneios, eventos e outras iniciativas – visando transformar os Emirados Árabes Unidos em um verdadeiro centro desse setor, atraindo talentos tanto regionais quanto internacionais para seu território. O investimento total está previsto em 280 milhões de dólares (quase R$1.5 bilhão, na cotação atual).
O investimento abrangerá um amplo ecossistema de eSports combinado a um hotel de luxo, oferecendo 200 quartos equipados para jogadores, arenas futuristas para torneios e uma gama de outras instalações de ponta.
Enquanto ao local, a ilha será erguida em Al Raha Creek, perto de Al Seef, nas proximidades da Hope Island em Abu Dhabi. Isso colocaria a cidade na vanguarda da indústria multibilionária dos jogos eletrônicos, atraindo jogadores, equipes e investidores de todas as partes do mundo. O centro das atenções será a “TG Arena”, uma arena de alta tecnologia concebida para receber milhares de espectadores e sediar grandes torneios, conferências e exposições internacionais.
Além disso, para garantir que os aspirantes a jogadores profissionais tenham oportunidades, o espaço incluirá instalações para treinamento profissional, áreas de simulação de corridas de automóveis e espaços para criação de conteúdo, promovendo tanto talentos estabelecidos quanto novos aprendizes no universo dos games.
Empresa espera o retorno do investimento em apenas 10 anos após a inauguração
A True Gamers espera que o investimento na ilha gamer tenha um “payback”, ou seja, retorno equivalente ao valor investido incialmente, de apenas 10 anos a contar do ano de sua inauguração. Apesar de ser uma quantia considerável, a empresa considera que, pelo fato do mercado da região que envolve os Emirados Árabes Unidos ser muito receptiva aos games, o retorno dos recursos gastos na construção da ilha seja recuperado rapidamente.
Eles não estão errados. Na realidade, mais de 60% da região que envolve o país está ativamente envolvida em jogos eletrônicos, segundo levantamentos recentes. Isso faz com que as empresas locais, bem como governo, se interessem em desenvolver esse mercado, e a ilha gamer é uma estratégia muito interessante para colocar o país de vez no mapa do eSports.
Em entrevista, Anton Vasilenko, CEO da True Gamers, assegurou que conduziu uma análise profunda para garantir a concretização do projeto sem margem para erros. Ele declarou: “A True Gamers realizou uma análise de mercado abrangente do cenário de eSports na região do MENA (Oriente Médio e Norte da África) e acompanhou de perto o crescimento global da indústria de jogos eletrônicos antes de elaborar os planos para a ilha. Essa análise minuciosa proporcionou a confiança de que o modelo de negócios proposto será fundamental para tornar a ‘Ilha eSports’ uma realidade”.