Muitos sites usam cookies, que são dados diante de suas preferências e coletados pelo seu navegador, em situações como na troca de idiomas ou login. Eles evitam que você precise inserir certas informações repetidamente, por exemplo.
Entretanto, os cookies também podem representar uma ameaça à segurança e privacidade do seu navegador. Empresas de publicidade utilizam cookies de rastreamento para monitorar sua atividade online, registrando seus interesses e comportamentos, os quais podem ser utilizados para publicidade direcionada ou comercializados visando o lucro.
Não se preocupe. Há um meio termo em relação a esse assunto: É possível desativar os cookies em qualquer navegador da web e ativá-los novamente quando for conveniente. Neste artigo, vamos lhe ensinar sobre como habilitar e desabilitar os cookies nos navegadores mais utilizados, o que pode servir como base para você desativar caso use outro navegador.
Os cookies e formas de desativá-los
Quando você visita um site pela primeira vez, ele envia um cookie para o seu dispositivo contendo suas preferências e/ou informações de login. Ao retornar, o cookie é lido e suas informações são carregadas, permitindo um acesso rápido.
Os cookies são pequenos arquivos de texto, permitindo armazenar informações sem ocupar muito espaço. Cada cookie tem um prazo de validade, podendo variar de horas a até anos. Quando expiram, o site pode enviar novos cookies.
Em dispositivos pessoais, manter cookies armazenados não é problemático. Em computadores compartilhados, é necessário ter cautela. Não se desconectar de um site e não limpar cookies pode permitir que outros acessem suas informações confidenciais, a depender do site o qual você visitou e inseriu informações.
Para mitigar riscos, limpe regularmente os cookies do navegador, configure opções de privacidade para bloquear cookies de terceiros e utilize serviços com controle avançado de cookies e privacidade.
Abaixo, há um tutorial sobre como gerenciar os dados do seu navegador, ativando ou desativando os cookies nos maiores navegadores da atualidade.
Google Chrome
1 – Abra o Google Chrome e clique nos três pontos localizados no canto superior direito. Em seguida, escolha “Configurações”.
2 – Escolha a opção “Privacidade e segurança” do lado esquerdo da página
3 – Selecione “Cookies de terceiros”. Após isso, você deve escolher uma das 4 opções presentes: Permitir cookies de terceiros (não bloqueia nenhum dos cookies de todos os sites visitados); Bloquear cookies de terceiros na navegação anônima (bloqueia os cookies de sites visitados durante o modo de navegação anônima do Chrome); Bloquear cookies de terceiros (Os sites não podem usar os cookies para acessar sua atividade de navegação em páginas diferentes)
Mozilla Firefox
1 – Selecione os três tracinhos no canto superior direito do navegador e aperte a opção “Configuração”.
2 – Clique em “Privacidade e segurança”
3 – Desça a até a opção “Cookies e dados do site”, chegando lá, você irá ver diferentes opções tanto para apagar os dados, quanto para gerenciar os sites que você permite ou não que utilize os cookies colhidos durante a sua navegação.
Microsoft Edge
1 – Vá no lado superior da tela, nos três pontinhos e selecione o “Histórico” do navegador
2 – Após isso, você deverá selecionar a opção dos três pontinhos ao lado da lupa e ir para a aba “Abrir página de histórico”
3 – Selecione a opção “Limpar dados de navegação”. Ao selecionar essa opção, o navegador irá abrir uma tela contendo a alternativa “Cookies e outros dados dos sites”. Através dessa alternativa, você pode apagar todos os cookies que estiverem armazenados no seu navegador.
Lei Geral de Proteção de Dados e sua aplicação online
A LGPD serve para proteger os dados de todos os indivíduos no território nacional. Ela se aplica a qualquer atividade que envolva o tratamento de dados pessoais, como coleta, armazenamento, uso, compartilhamento e exclusão de informações que possam identificar um indivíduo. Isso inclui desde a simples coleta de dados em um site até operações mais complexas, como análise de dados para a personalização de conteúdo ou publicidade direcionada.
Isso inclui, evidentemente, os cookies e outros dados de navegação que são fornecidos conforme o usuário acessa a internet usando diferentes navegadores.
No ambiente online, a LGPD estabelece uma série de requisitos e princípios que as empresas, e seus respectivos sites, devem seguir, tais como:
Consentimento: As empresas devem obter o consentimento dos usuários antes de coletar e processar seus dados pessoais. Esse consentimento deve ser livre, informado e inequívoco.
Transparência: As empresas devem fornecer informações claras e acessíveis sobre como os dados serão utilizados, incluindo a finalidade das coletas, os tipos de dados coletados e os direitos dos usuários.
Segurança: As empresas são responsáveis por adotar medidas técnicas e organizacionais adequadas para proteger dados pessoais contra acessos não autorizados, vazamentos ou qualquer forma de violação de segurança.
Direitos dos titulares dos dados: A LGPD garante aos usuários uma série de direitos, como o acesso aos seus dados, a correção de informações incorretas, a exclusão de dados desnecessários e o direito de portabilidade dos dados.
Responsabilidade e prestação de contas: As empresas devem demonstrar conformidade com a LGPD, designando um encarregado pela proteção de dados, realizando avaliações de impacto à privacidade, e mantendo registro de atividades sobre os dados.