Segredos para viver 100 anos: As enigmáticas Zonas Azuis

Entenda os segredos dos melhores lugares do mundo para se envelhecer bem e com saúde.
Lucas Morais, Jean Felipe em 29/jun/24, atualizado 29/jun/24 às 01h – Compartilhe
Pessoas que vivem mais de 100 anos e os seus segredos. Imagem de acervo exclusivo Eu, Brasileiro.
Pessoas que vivem mais de 100 anos e os seus segredos. Imagem de acervo exclusivo Eu, Brasileiro.

Imagine viver em um lugar onde alcançar 100 anos de idade é algo comum. Estes locais existem e são conhecidos como “Zonas Azuis”, havendo apenas cinco Zonas Azuis existentes todo o planeta: Okinawa, no Japão, Loma Linda, nos Estados Unidos, Icária, na Grécia, Península de Nicoya, na Costa Rica, e a Sardenha, na Itália.

De acordo com o estudo dinamarquês “Danish Twin Study”, apenas 20% da nossa longevidade é determinada pelos genes. Os outros 80% dependem do nosso estilo de vida e do ambiente em que vivemos. Isso quer dizer que, embora o envelhecimento seja inevitável, a maneira como envelhecemos está muito relacionada às nossas escolhas. Por isso, as cidades das chamadas “Zonas Azuis” podem nos ensinar lições acerca de como ter uma vida longa e saudável, baseadas na experiência de pessoas que já vivem assim nesses lugares.

Apesar de estarem localizados em regiões distantes e terem culturas muito diferentes, é possível encontrar alguns pontos em comum entre esses lugares que explicam a alta expectativa de vida.

Segundo o pesquisador americano Dan Buettner, que estuda as regiões que compõem as zonas azuis, a conexão social nesses locais é um forte fator. Esse vínculo social de família e comunidade contribui para a sensação de bem-estar e apoio emocional. Confira mais sobre:

Okinawa, Japão

Vídeo complementar de informação do canal Envelhecer com Saúde.

Okinawa é um arquipélago ao sul do Japão e a leste de Taiwan. A região tem um clima subtropical ensolarado e os habitantes historicamente já enfrentaram muitos desafios, como dominações, guerras e desastres naturais, possivelmente os tornando resilientes. As mulheres de Okinawa, por exemplo, são as mais longevas dentre todos os outros locais no mundo.

Os okinawanos são muito ativos, e sua rotina inclui fazer vários pequenos exercícios durante o dia. Outro fator importante é a medicina asiática, que foca na prevenção de doenças, e isso se reflete na alimentação local, que é rica em vegetais, chás, proteínas de soja e cogumelos.

Sardenha, Itália

Vídeo complementar de informação do canal Travel and Share.

Na região montanhosa da Sardenha, em 14 vilarejos da província de Nuoro, há a maior concentração de homens centenários do mundo. As famílias de pastores e pequenos agricultores dominam a região.

Apesar da relação estreita com os animais, a carne não é a principal fonte de alimento. Os habitantes consomem pão carta di musica (feito com sêmola de trigo duro) e vegetais. Ao contrário de muitas culturas ocidentais, onde envelhecer é visto como um fardo, na Sardenha os idosos são valorizados e cuidados pela família. Eles não se aposentam, apenas trocam de atividade, e continuam colhendo os frutos de anos do seu trabalho árduo ao longo da vida.

Icária, Grecia

Vídeo complementar do canal History Brasil.

Icária é uma ilha grega paradisíaca e a mais nova “zona azul”. Ela tem uma das menores taxas de mortalidade na meia-idade e a menor taxa de demência entre idosos. A ilha fica a oeste da costa da Turquia e preserva tradições antigas.

A dieta dos icarianos é uma versão especial da dieta mediterrânea, focada em legumes, grãos integrais, frutas, peixes, azeite de oliva, leite de cabra, queijo e vinho. Não existe uma palavra em grego para “privacidade” e, para os icarianos, isso significa um forte senso de conexão e segurança.

Loma Linda, EUA

Matéria do canal SBT sobre Loma Linda, nos EUA.

Apesar de estar em uma área urbana dos EUA, conhecido pelo fast food e pela poluição, os moradores de Loma Linda vivem em média dez anos a mais que o resto do país. Diferentemente dos outros lugares da zona azul, Loma Linda tem uma peculiaridade comumente citada: o local abriga a maior concentração de “adventistas do sétimo dia” do mundo.

Além da questão espiritual, eles também seguem uma dieta que é inspirada na Bíblia, com alimentos como abacate, salmão, nozes, pão integral, leite de soja e peixe. A ingestão de água é incentivada, enquanto o tabagismo e o álcool são evitados.

Nicoya, Costa Rica

Vídeo complementar do canal DW Brasil.

A “zona azul” da América Latina fica na Península de Nicoya, na costa pacífica da Costa Rica. Lá, as taxas de mortalidade na meia-idade são as mais baixas do mundo, e a concentração de homens centenários é a segunda maior.

Nicoya tem uma forte herança indígena dos Chorotega, que eram agricultores religiosos e viviam com pouco estresse. A alimentação é baseada em milho, feijão, carne de porco, vegetais e frutas tropicais. As tortillas locais são feitas de milho nixtamalizado (que passou por um processo tradicional de preparo), rico em cálcio, e a água da região é rica em minerais, beneficiando o coração e os ossos.

Compartilhar:

Selecione uma marca para ir ao assunto relacionado:

Últimas Novidades
O mercado de games no Brasil já figura entre os dez maiores do mundo, registrando uma receita total de US$ 2,6 bilhões ao longo do ano.
YVY traz narrativa indígena e mecânicas inovadoras, abordando a colonização do Brasil em um jogo autobattler que mistura estratégia, sorte e fantasia.
Mercado de jogos para dispositivos móveis pode atingir cifra altíssima nos próximos anos, de acordo com estudos.
Tokenização é o processo de converter algo, como uma casa ou um investimento, em uma "versão digital". Saiba mais sobre esse processo.
De Mega Man a Doom até Fallout 3, conheça armas extremamente poderosas que desequilibraram totalmente seus jogos.
As casas de apostas cresceram muito no Brasil, mas quais são as mais bem aceitas pelo público? Elaboramos uma lista com as melhores.
Com novas turmas para o segundo semestre de 2024, a Escola da Bíblia oferece cursos presenciais 100% gratuitos.
Saiba as 8 lições e insights que Dale Carnegie nos deixou em sua obra literária mais famosa.
Ter dores na costa não só afeta o bem-estar físico, mas também pode impactar negativamente em sua produtividade e qualidade de vida.
Veja quais são os perigos que a automedicação pode causar para a população.
Quem não quer rejuvenescer? Pesquisador de Harvard explica maneiras de prolongar a longevidade das pessoas.