Pesquisar
Close this search box.
MarcaMarca+
Compartilhar

O que esperar de Endrick e Vitor Roque nos gramados europeus?

Por Lucas Morais em 6/fev/24, atualizado 6/mar/24 às 09:41
Vitor Roque no Athletico Paranaense. Foto: José Tramontin/Athletico.
Vitor Roque no Athletico Paranaense. Foto: José Tramontin/Athletico.

O futebol brasileiro é amplamente reconhecido como um celeiro de talentos e uma fonte inesgotável de promessas que despertam a atenção de grandes times europeus. Desde a época de Garrincha e Pelé, o Brasil é sempre citado como um dos países que mais produz jogadores com grande potencial no mundo.

De fato, temos inúmeros exemplos de jogadores jovens que demonstraram um grande talento nos gramados do Brasil antes de brilhar na Europa. No entanto, não somos mais os únicos protagonistas do continente. A Argentina conseguiu nesta última década “exportar” muitos jogadores talentosos, sendo o último deles Julian Alvarez, que apesar da pouca idade, já venceu Copa do Mundo, Liga dos Campeões e o Campeonato Inglês pelo Manchester City.

A nova safra de jovens jogadores brasileiros promete mudar esse cenário em favor do Brasil. Endrick e Vitor Roque são os dois principais talentos brasileiros nesse momento, ambos fazendo um excelente ano de 2023 por suas equipes. Endrick, inclusive, foi eleito o jogador revelação do Campeonato Brasileiro. Vitor, por sua vez, marcou 21 vezes e deu 8 assistências nas suas 45 partidas no ano pelo Athletico Paranaense.

O que esperar de Endrick e Vitor Roque na Europa?

No Brasil, vimos toda a capacidade dos dois jogadores, sobretudo em momentos decisivos. Endrick foi o responsável por chamar o jogo no segundo tempo e ajudar o Palmeiras a virar contra o Botafogo. Aquele 4×3 não teria acontecido sem Endrick, o jovem teve uma atuação de gala naquela noite.

Endrick é um jogador muito completo para a sua pouca idade. Com uma altura mediana de 1,73 metros, ele não se destaca como um cabeceador prolífico, apesar de possuir uma boa impulsão. No entanto, supera significativamente a média em quase todos os outros aspectos relevantes para jogadores de sua posição. Embora seja um “9”, ele não atua de modo estático, se movimenta bastante sempre buscando o espaço entre os marcadores. É também um bom finalizador e é forte fisicamente.

Bola de futebol no gramado. Foto: Everypixel.

Além desses atributos, Endrick também parece ser mentalmente maduro para sua idade. Algumas entrevistas mostram um jogador que está mais interessado no seu desempenho, do que em chamar a atenção por casos extracampo. Isso pode fazer muita diferença para o exigente futebol europeu, que será o destino de Endrick em 2024. O jogador foi comprado pelo Real Madrid por 35 milhões de euros e é aguardado ansiosamente pela torcida Merengue.

A Espanha também é o destino de Vitor Roque, que vestirá a camisa do Barcelona. O atacante possui um pouco mais de experiência do que Endrick e vestiu a camisa de dois times grandes do futebol brasileiro. As valências dos dois são parecidas. Vitor é um jogador que também se movimenta muito, é rápido e possui uma grande capacidade de finalização.

Na teoria, Real Madrid e Barcelona contrataram duas joias. Jogadores muito jovens, promissores e talentosos. Eles tem absolutamente tudo para brilhar nos gramados espanhóis, conquistar títulos importantes e serem grandes ativos para suas respectiva equipes. Muito do futuro do futebol brasileiro passa pelo sucesso desses dois jovens e eles precisam trabalhar duro para atingi-lo. O primeiro passo já foi dado, cabe ao tempo fazer o resto.

Compartilhar:

Selecione uma marca para ir ao assunto relacionado:

MarcaMarcaMarca
Últimas Novidades
Conheça detalhes do Sora novo projeto da OpenAI que promete ser uma revolução no mercado audiovisual
A carreira do maior cestinha da história do basquete brasileiro e também um dos maiores nomes do esporte mundial
O Velho Lobo como alguns chamavam tem uma longa história na Seleção Brasileira indo desde jogador a treinador até coordenador
O técnico alemão foi uma referência dentro e fora dos campos seja nos resultados obtidos ou no carisma que demonstrou em entrevistas
Os 10 jogos de Nintendo Switch com maior aceitação da crítica segundo um dos maiores sites agregadores de reviews de games o Metacritic
Os 50 jogadores que mais ganharam dinheiro durante suas carreiras seja com salário ou contratos de publicidade